segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Parceria entre IML e Secretaria da Mulher agiliza exames periciais


Uma das primeiras ações de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher e o Instituto de Medicina Legal – IML será o permitir de forma rápida, o acesso das mulheres aos exames periciais em caso de violência doméstica.

Estes exames são feitos na sede central do Instituto, em Santo Amaro. Também existem unidades descentralizadas para a realização de exame médico pericial, dentro do complexo integrado de segurança, em Paulista e Jaboatão. O atendimento é realizado em diferentes dias da semana, de acordo com o plantão médico.

Essa semana, representantes do Comitê de Acompanhamento do Plano Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizaram uma visita técnica ao IML, para promover a interfase entre ações das instituições governamentais.

O encontro contou com a participação da Secretária executiva estadual de políticas para as Mulheres, Barbara Kreuzig, da diretora do IML, Joyce Ferreira, além dos assessores da SecMulher, Claúdio Duarte e Rejane Neiva, e da Saúde, SES,  Marta Rejane e Gerusa Guerra.

A diretora Joyce Ferreira falou sobre projeto para a construção do complexo do IML,  no bairro de Santo Amaro. Segundo ela, o novo prédio funcionará ao lado do atual, contando com uma estrutura adequada aos padrões de funcionamento para perícia médica. Segundo a diretora, nesta nova sede haverá fluxo próprio para atendimento às mulheres e também às crianças.

Além do Complexo do IML, em Santo Amaro, está em execução ou em fase de elaboração de projeto : os complexos do IML de Caruaru, Goiana, Palmares, Salgueiro ou Arcoverde.

Dois projetos estão sendo viabilizados, em parceria com a SecMulher, visando apoiar as questões de gênero através do instituto : a realização de exames de DNA, para comprovação da paternidade e a construção de um banco de dados composto com informações sobre os agressores e estupradores. Para isso, estão sendo adquiridos equipamentos de tecnologia de ponta. A aquisição desses equipamentos permitirá ao IML produzir exames periciais mais rápidos e precisos” garantiu a diretora.

O assessor Claudio Duarte destacou a possibilidade de integrar o trabalho do IML e da SecMulher em algumas ações a exemplo do enfrentamento à violência contra a mulher,  em especial nas áreas contempladas com novos projetos econômicos, como a área de Goiana. 

Secretaria da Mulher de Pernambuco