sábado, 27 de outubro de 2012

Moradores da Zona Rural de Caruaru passam a ter água encanada


Para alguns, foram quase oito anos de sofrimento, sem água nas torneiras. Mas os moradores das localidades de Vila do Rafael, Contendas e Assentamento Normandia, no município de Caruaru, conseguiram deixar para trás uma situação crítica no abastecimento, quando precisavam comprar caminhões-pipa. Cerca de cinco mil habitantes agora podem contar com abastecimento de água tratada, de forma regular, em suas casas.

As comunidades estão incluídas na obra de ampliação do sistema de abastecimento da zona rural do município. A Compesa está investindo R$ 7 milhões para levar água tratada às localidades que historicamente sofriam com a escassez. Os serviços também incluem a substituição de 1,5 km da adutora de Tabocas e a construção de uma estação de tratamento de água exclusiva para atender às localidades beneficiadas.

A dona de casa Maria Aparecida da Paz, 55, mora há 48 anos na Vila do Rafael e já tinha perdido a esperança de ter água na torneira. "Tínhamos que desembolsar cerca de R$ 120 para comprar carro-pipa todo mês”, conta. Ela mora com o marido e sentia dificuldades para realizar tarefas domésticas. “Lavar os pratos, as roupas e o banheiro eram serviços muito difíceis. Sem água, tudo era mais complicado. Mas agora, graças a Deus, tudo vai melhorar. Já consegui até encher os reservatórios”, comemora Maria Aparecida.

A inauguração oficial do sistema de abastecimento aconteceu nesta sexta-feira (26), na Vila do Rafael, e contou com a presença do governador Eduardo Campos, do vice-governador, João Lyra Neto, do prefeito de Caruaru, José Queiroz, e do presidente da Compesa, Roberto Tavares. "Essa obra é mais um compromisso garantido pelo governador, após o Seminário Todos por Pernambuco, e faz parte do grande conjunto de obras realizadas pela Compesa. Com recursos próprios, estamos conseguindo chegar também à área rural, vencendo as dificuldades e levando água  para localidades historicamente castigadas pela estiagem”, destacou  o presidente da Compesa.

O governador Eduardo Campos reforçou que a universalização do abastecimento está entre as quatro prioridades do seu governo. “Já tiramos mais de 80 cidades do racionamento. Estamos investindo na construção de novas barragens e melhorando a distribuição de água em todo o Estado. Trabalhamos dia e noite nessa seca que assolou o Nordeste, a pior dos últimos 50 anos, e não há prova maior do empenho de toda tropa da Compesa do que inaugurar um sistema de abastecimento de água na zona rural de Caruaru em plena estiagem”, disse.

Além do Rafael, Contendas e Assentamento Normandia, também serão contemplados outros oito distritos: Malhada de Barreiras Queimadas, Cachoeira Seca, Jacaré Grande, Juá, Juriti, Lajes, Peladas e Riacho Doce, beneficiando, ao todo, cerca de 15 mil pessoas.

Imprensa Compesa