quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Emprego cresce 6,4% na RMR, em 12 meses


O desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) registrou a menor taxa para o mês de setembro desde 2002, segundo revelou a última Pesquisa Mensal do Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês, o número de desempregados recuou 1,0 p.p. na análise mensal, ao alcançar 5,7%. Já na comparação anual, a redução foi de 0,7 p.p.. A população ocupada na RMR já cresceu 6,4% em doze meses, o que representa 97 mil novos postos de trabalho.
A taxa de desocupação verificada no País, representado pelo conjunto das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, apresentou leve aumento em setembro, ao atingir 5,4%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador apresentou redução de 0,6 p.p.
Quanto aos grupos de atividade na RMR, na comparação anual, todos os setores registraram crescimento no número de pessoas ocupadas. Já na análise mensal, “Serviços Domésticos” e “Outros Serviços” apresentaram redução (-1,2% e -8% nessa ordem). As demais atividades, “Indústria”, “Construção”, “Comércio”, “Serviços Prestados à Empresas” e “Educação, Saúde, Administração Pública”, registram expansão de 10,8%, 8,1%, 4,1%, 0,6% e 0,8%, respectivamente.
No que se refere aos rendimentos dos empregados na RMR, a PME revelou que o rendimento médio real apurado pelo trabalhador, em setembro, foi de R$ 1.301,60, o que equivale a um aumento de 12,5% quando comparado a setembro de 2011. No entanto, a renda da RMR ainda permanece como sendo a menor dentre todas as capitais analisadas. O rendimento médio dos ocupados no País ficou em R$ 1.771,20 este mês.
CDL-Recife