quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cultivo do Dendê em Pernambuco


Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco avaliam qual variedade de dendê se adapta melhor à zona da mata do estado. Eles querem desenvolver uma nova opção para complementar a renda dos agricultores que cultivam cana-de-açúcar.
A plantação ocupa 1,5 hectare da Estação Experimental de Itapirema, no município de Goiana, na Mata Norte. Os técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco plantaram sete variedades de dendê. O solo da área é considerado muito bom para esse tipo de cultivo.
Para encontrar as variedades que se adaptam melhor à zona da mata os técnicos fazem medições a cada três meses. A colheita deve começar dentro de dois anos. Quando chegarem a oito anos, podem produzir 20 toneladas de frutos por hectare. De acordo com os agrônomos, cada uma dessas 20 toneladas do fruto chega a render seis mil litros de óleo de dendê, produto usado para dar mais sabor aos alimentos e nas indústrias de biscoitos e de cosméticos.
Historicamente, a região é quase que inteiramente ocupada pelo plantio da cana-de-açúcar. Mas o período de entressafra dura quase a metade do ano. Nesse tempo os cortadores ficam desempregados. Já o dendezeiro é uma planta perene, que pode ser cultivada durante 25 anos seguidos.
O instituto espera contribuir com a produção de óleo combustível derivado do dendê e com agricultores que percebam na planta uma aposta interessante para o futuro. O dendezeiro é uma palmeira de origem africana que no Brasil é cultivada principalmente na Bahia e no Pará.
Portal G1