segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cozinha-Escola em penitenciária deve capacitar 1,2 mil detentos por ano


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização (Seres), lançará na terça-feira (30/10), às 10h, o Projeto Cozinha Escola. O evento acontecerá no Presídio Frei Damião de Bozzano. Na ocasião, será realizada a reunião da Câmara de Articulação do Pacto Pela Vida.

Pioneiro no Brasil, o Cozinha Escola capacitará inicialmente 1,2 mil reeducandos por ano. Com recursos próprios a Seres está investindo R$ 6,2 milhões nesta ação. O projeto será realizado nos Presídios Frei Damião de Bozzano, ASP Marcelo Francisco de Araújo e Juiz Antônio Luiz Lins de Barros.  A meta da Secretaria é levar esta iniciativa a outras unidades prisionais do Estado.

Os principais objetivos do Cozinha Escola são ampliar a empregabilidade dos reeducandos, melhorar a qualidade da alimentação servida no Sistema Penitenciário e reduzir o desperdício de comida.
Estrutura
Cada presídio terá quatro salas, que foram montadas num stand totalmente equipado para o projeto. O curso terá duração de seis meses e 320 horas. Os alunos participarão de aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, nos turnos de manhã e tarde, a partir da quarta-feira (31/10). Cada um receberá material didático, fardamento e bolsa-auxílio no valor de R$ 100.

Uma empresa terceirizada especializada no ramo de qualificação profissionalizante foi contratada para realizar a capacitação. O Cozinha Escola contará com 120 profissionais, como nutricionistas, chefes de cozinha, seguranças do trabalho, instrutores e monitores. 

Para participar das aulas, os alunos foram selecionados por meio das equipes de psicossocial e laborterapia das unidades, que levaram em consideração aspectos como alfabetização, bom comportamento e avaliação de saúde.

Serviço
Presídio Frei Damião de Bozzano
Rua Orfeu do Carnaval, s/n, bairro do Sancho, Recife/PE