sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Compesa inicia obras no bairro das Graças


A Compesa iniciou hoje uma obra para substituição e implantação de novas tubulações no bairro das Graças. A Rua Engenheiro Teófilo de Freitas será a primeira contemplada. A previsão é de que até o final deste mês o trabalho seja realizado em outras cinco vias. Serão trocados e assentados sete quilômetros de tubulações no bairro. Essa substituição faz parte do programa de modernização da rede de distribuição da Região Metropolitana do Recife (RMR), que tem um investimento previsto de R$ 400 milhões.

Para causar o menor impacto possível no trânsito, todo o trabalho de troca de tubulações será realizado junto ao meio-fio. Porém, um pequeno trecho da via será interditado para dar segurança aos trabalhadores. A expectativa é de um dia de serviço em cada via. “As obras serão sequenciadas, ou seja, vamos trabalhar rua por rua. Só passaremos para outra via quando a anterior for finalizada”, explica o superintendente da Compesa, Ronaldo Castro. Durante as intervenções, não haverá falta de água no bairro. Logo após a conclusão da Rua Engenheiro Teófilo de Freitas, receberão intervenções diversas outras ruas do bairro, entre elas Aquarius, Sinhô Sobreira, Tenente Antônio João, Medeiros de Albuquerque e João Humberto Lopes. A previsão é de que até o final de fevereiro de 2013 as obras sejam concluídas nas Graças.
            
O projeto de modernização da rede de distribuição visa trocar as tubulações antigas, algumas delas com mais de 100 anos, espalhadas pela RMR. A maioria delas é de ferro e cimento amianto, vulneráveis a vazamentos.  Um exemplo disso ocorreu a partir da operação do Sistema Pirapama. “Com o aumento de 50% da produção de água, as tubulações não suportaram a carga e começaram a estourar”, relembra o superintendente.

Como é impossível trocar todas as tubulações necessárias sem um efetivo planejamento, os técnicos da Compesa elaboraram um cronograma de licitações para realização das obras em toda a RMR. A troca de tubulações nas Graças é apenas a primeira etapa de um pacote de obras de setorização (no valor de R$ 28,7 milhões) que, além desta ação, envolvem outras, como a implantação de macromedidores, registros e válvulas. Esse somatório de ações tem o objetivo de permitir o efetivo controle da água distribuída nos bairros, que passarão a ser isolados, ficando independente dos demais.

Além das Graças, também receberão obras os bairros do Rosarinho, Aflitos, Espinheiro, Iputinga, Madalena, Torre, Mangueira, Afogados, Mustardinha, Prado, Cordeiro, Bongi, Zumbi e Jiquiá. Serão implantados 127 quilômetros de tubulações nesses bairros, que também receberão as outras ações previstas no projeto de setorização. Ao todo, serão beneficiadas mais de 200 mil pessoas.

O bairro setorizado vai funcionar como uma célula dentro do macrossistema de abastecimento de água da RMR, que é totalmente integrado. A partir do controle operacional, a Compesa poderá identificar fugas de água, por exemplo, que são indícios de estouramento na rede. Segundo Ronaldo Castro, os serviços de manutenção serão mais rápidos e com menos falta de água. “Ter os bairros isolados nos permitirá fechar apenas o registro da área do vazamento para o seu conserto, ao contrário do que ocorre hoje, quando várias regiões são afetadas simultaneamente”, esclarece.

Imprensa Compesa