quinta-feira, 27 de setembro de 2012

São José do Egito sai do colapso de água


Foram quase três meses de sofrimento, sem água nas torneiras. Mas os moradores de São José do Egito, município do Sertão do Estado, localizado a 412 km do Recife, conseguiram deixar para trás uma situação crítica no abastecimento. Por conta da estiagem que assola a região, as barragens São José I e II, que atendiam o município, entraram em colapso. A única fonte para abastecer os mais de 30 mil moradores passou a ser os caminhões-pipa.

Para reverter a situação, a Compesa encontrou uma solução emergencial e se antecipou à chegada dos recursos federais de combate à seca. Em tempo recorde, 60 dias, a Companhia conseguiu concluir a primeira etapa de um projeto para tirar a cidade do colapso.  A água já começou a chegar esta semana pela rede da Compesa, graças à  implantação de 20 km de adutora entre São José do Egito e o município vizinho de Tuparetama. Neste primeiro momento, ambas as cidades serão atendidas pela mesma tubulação que interliga a Barragem do Rosário e a Estação de Tratamento de Água de Tuparetama. Porém, após a conclusão da segunda etapa, cada cidade terá sua adutora com dois sistemas totalmente independentes.

“Fizemos um contrato de emergência para viabilizar essa solução e estamos muito felizes em tirar São José do Egito do colapso com a conclusão da primeira etapa da obra”, destaca o diretor Regional da Compesa no Sertão, Fernando Lôbo. O bairro São Borja foi o primeiro a receber água. A agricultora Luana Silvestre nem acreditou quando abriu a torneira de casa. “Foi uma alegria muito grande receber água nas torneiras nesta seca. Agora posso dar conta do trabalho na roça e das tarefas domésticas com mais tranqüilidade”, disse.

A obra continua. Ao todo, serão implantados 53,6 quilômetros de adutora ligando São José do Egito à barragem do Rosário. Um investimento de R$ 10,5 milhões que vai gerar uma oferta de 40 litros de água por segundo, o suficiente para abastecer o município sem rodízio. A previsão é que a obra seja concluída até o final de novembro deste ano. “Atualmente, estamos conseguindo distribuir para São José do Egito uma vazão de 15 l/s. A cidade ficará sendo abastecida com rodízio e com o reforço dos carros-pipa”, explicou o diretor.

Imprensa Compesa