terça-feira, 25 de setembro de 2012

Osmarino Rodrigues, sucessor do Chico Mendes, se desfilia do PSOL, critica política ambiental de Marina Silva e se filia ao PSTU


Nesta segunda-feira, 24 de setembro, Osmarino Amâncio Rodrigues, seringueiro de Brasileia (Acre), se filiou ao PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).  Osmarino é contemporâneo de Chico Mendes e reconhecido como um dos sucessores do seringueiro que teve projeção mundial por defender a preservação da Floresta Amazônica. Osmarino luta desde a década de 70 contra a destruição do meio ambiente, enfrentando fazendeiros, madeireiras e governos também pela preservação da Floresta e de seus habitantes.

A filiação ocorreu após o seringueiro anunciar sua desfiliação ao PSOL em carta pública, na qual fez duras críticas à sigla. Segundo carta divulgada pelo seringueiro, o motivo seria a defesa cada vez maior de um 'capitalismo sustentável' pelo partido. Uma das expressões desse processo seria a aproximação do partido com Marina Silva, ex ministra do Governo Lula, que, segundo o seringueiro, é uma das maiores defensoras da política do “capitalismo verde” no Brasil.

A carta de desfiliação é de 11 de setembro de 2012 e já causou repercussão na esquerda brasileira. Osmarino, um militante socialista, denuncia em sua carta de desfiliação as alianças sem princípios que o PSOL vem construindo no processo eleitoral em curso, inclusive com partidos como o PPS, o PSB e o PTB. Demonstra ainda sua preocupação com as notícias de que o partido estaria recebendo dinheiro dos empresários. Para o seringueiro, não há independência política sem independência financeira. “A nossa classe já viu um partido que ela construiu – o PT – que ao longo de sua vida, para crescer, para ganhar eleições, resolveu se aliar a empresários para governar. O resultado é que este partido virou as costas para o povo e hoje governa contra nós”, argumenta Osmarino na sua carta de desfiliação.

O seringueiro também teceu, na sua carta, duras críticas ao processo de aproximação do PSOL com Marina Silva, que segundo Osmarino, o povo da floresta conhece muito bem: “não como a defensora da Amazônia como ela diz ser, e sim como defensora dos interesses de grandes empresas que exploram recursos naturais de nossa região, responsável (quando era ministra do governo Lula) pela Lei que arrenda a mata amazônica para grandes madeireiras, e pela liberação dos transgênicos”. Ele denuncia que o partido “tem andado de braços dados com a ex-senadora Marina Silva para que esta faça campanha em favor do PSOL”. Por fim, arremata: “num partido em que cabem estas coisas todas, não cabe alguém que mantenha seus compromissos, seja com a luta dos povos da floresta, seja com as lutas da classe trabalhadora brasileira”.

Osmarino afirmou que a decisão de se filiar ao PSTU foi para dar continuidade à luta de toda a sua vida "em defesa da reforma agrária, dos direitos dos seringueiros e dos povos da floresta, a luta contra toda forma de exploração capitalista e por uma sociedade igualitária e socialista”.

Com informações do PSTU/PE