quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eduardo Campos assina acordos de cooperação com o Governo de Illinois (EUA)


Pernambuco e o estado americano de Illinois selaram nesta quarta-feira (26/9) o estreitamento de suas relações. A solenidade que marcou a parceria entre os dois estados contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Illinois, Pat Quinn, que juntos assinaram quatro documentos, entre acordos de cooperação e memorandos de entendimento. 
Os documentos compreendem ações de troca de experiências nas áreas de educação, pesquisa, desenvolvimento científico, intercâmbio tecnológico e sustentabilidade. A solenidade, que aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão, no centro do Recife, também contou com a presença da consulesa dos EUA, Sra. Usha Pitts e de uma delegação composta por cerca de 30 pessoas entre empresários, educadores e autoridades de Illinois.  
Na área de sustentabilidade, os dois estados formalizaram a parceria “Rios Irmãos”, entre os rios Capibaribe e Illinois. Para tanto, serão criados “Comitês Rios Irmãos” tanto no estado de Illinois como em Pernambuco, por meio da Secretaria do Governo. O convênio prevê a troca de experiências nas áreas de proteção ecológica e ambiental, gestão de recursos hídricos, turismo, segurança contra cheias e controle de poluição.  
A parceria com o Governo de Illinois foi considerada pelo governador Eduardo Campos como “estratégica”. “Daqui a 20 anos vamos ver a expressão desse instante que vivemos hoje”, comemorou Eduardo ao citar “áreas portadoras de futuro no estado, como a biotecnologia e a tecnologia de informação”.  
            Entusiasmado com a parceria, Quinn justificou a escolha de Pernambuco destacando as afinidades entre os dois estados, entre elas as atividades portuária, agricultura e de tecnologia. Disse, ainda, enxergar “a potencialidade de Pernambuco”, elogiando o “dinamismo” do governador Eduardo Campos.   
A solenidade também marcou a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Illinois Institute of Technologye o Cetene (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste), que prevê compartilhamento de experiências na áreas de educação, pesquisa e intercâmbio tecnológico.  
Os outros dois acordos de cooperação foram assinados com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). O acordo vai viabilizar a troca de experiências e conhecimento nas áreas de educação, pesquisa e desenvolvimento científico e desenvolvimento de pessoal através do intercâmbio de professores e estudantes entre os dois estados.  
A solenidade também contou com a presença do reitor da UPE, Carlos Calado; o vice-reitor da UFPE, Sílvio Romero; o diretor do Cetene, André Galembeck, além de secretários estaduais.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco