quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Terceira turma do Ganhe o Mundo segue para os Estados Unidos



 
“Quando soube do programa Ganhe o Mundo achei que fosse apenas mais uma obra política, mas estou aqui para provar que não”, declarou a estudante Camila Lima, 17, que embarcou hoje (22/08) para os Estados Unidos na terceira turma do projeto. Camila é aluna da Escola de Referência Othon Paraíso, na Mustardinha, Região Metropolitana do Recife (RMR). “O mais importante é saber que esses jovens foram selecionados por mérito, sem indicação, apenas com esforço”, disse o governador Eduardo Campos, que acompanhou mais um embarque no Aeroporto dos Guararapes, no Recife.

No saguão, muitas demonstrações de amor e orgulho. Amigos e familiares aproveitavam para dar os últimos conselhos, mas foi o jovem Pedro Sabino, 17, que chamou a atenção. Além da família, uma caravana de amigos percorreu 153 km de Santa Maria do Cambucá ao Recife. Pedro, que seguiu para a Califórnia, teve direito a faixa e música composta na hora pelos amigos da Escola de Referência João David de Souza. “Acredito que ele vai representar bem a turma”, disse Jefferson Silva, 16, que veio até o aeroporto apenas para se despedir do amigo.

O operador de máquinas José Martins saiu de Serra Talhada, cidade que fica a 415 km do Recife, para se despedir do filho. Ele confessou que só ficou tranquilo quando conheceu, pela internet, a família que vai cuidar do seu José Igor, 17, que é estudante da Escola de Referência Adauto Carvalho. “Mesmo com o coração apertado, sei que ele vai estar em um local seguro e adquirindo mais conhecimento para o futuro”, explicou emocionado.

Quando o assunto é o idioma, Tallyta Moura, 15, filha de Cícero Davi de Moura, um agricultor de Agrestina, cidade localizada a 155 km do Recife, diz que aulas de inglês oferecidas na Escola de Referência de Panelas, foram muito bem aproveitadas e que será um diferencial durante a viagem. “Estou confiante e acredito que terei um bom desempenho”, disse a jovem. “Já tenho uma filha cursando engenharia na Universidade Federal de Pernambuco e só tenho a agradecer”, contou o pai cheio de orgulho.

Os pernambucanos ficarão hospedados nas cidades de Palm Springs, Phoenix, Ontario, Denver, Lexington, Salt Lake City e Mineapolis. O programa beneficia 273 escolas, que estão distribuídas em 124 municípios, e vai atender, por ano, mil estudantes. “Vocês têm a tarefa de divulgar o estado, aproveitem que o Brasil está em um ótimo momento”, aconselhou o governador.

Além dos sonhos e das lembranças da família, os estudantes levaram nas malas muitos presentes. “Escolhi alguns artesanatos do nosso estado para levar um pouquinho da nossa cultura”, contou Mateus Arantes, 16, estudante da Escola Santos Dumont, na RMR. O jovem já aconselha a irmã, que tem apenas nove anos, para se dedicar nos estudos e garantir uma vaga no programa. “Vou dar dicas para ela ser aprovada também”, disse.

Para participar, os estudantes devem estar matriculados no curso intensivo de língua de inglês ou espanhol. Obter boas notas nas outras disciplinas e ter uma boa freqüência. O programa foi implantado, de forma pioneira, pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, e visa oferecer intercâmbio aos estudantes da rede pública. “Esse programa não existe em nenhum lugar do país. Por isso, aproveitem a chance”, aconselhou Eduardo.

Desde o inicio do mês, 142 jovens já embarcaram para cursar um semestre letivo nos Estados Unidos e Canadá, de um total de 563 previsto para viajar até o fim deste mês. A Nova Zelândia e países de língua espanhola receberam até janeiro outros 425 alunos.

 Secretaria de Imprensa de Pernambuco