quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SecMulher promoverá IX Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para as Mulheres


A Secretaria Estadual da Mulher promove durante dois dias, quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o IX Encontro do Fórum Estadual de Gestoras de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres. A abertura do evento será realizada com a fala da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, a partir das 10 horas, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

O IX Fórum tem como público-alvo as secretárias, coordenadoras e diretoras de órgãos de mulheres de todas as regiões do Estado. Hoje existem 127 organismos municipais de políticas para as mulheres em Pernambuco. Entre os palestrantes  do evento estarão Fernanda Lessa, Gerente Geral de Qualificação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Paula Loureiro, Pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

No encontro serão debatidos temas como as ações da Secretaria da Mulher de Pernambuco para atender às necessidades das mulheres rurais que estão sofrendo com os efeitos da estiagem, ações de Qualificação Profissional para as Mulheres em Pernambuco, Mulheres e Doação de Sangue e a Política de Prevenção e Proteção à Mulher Vítima de Violência.

O IX Fórum Estadual de Gestora discutirá, ainda, as questões especificas de segmentos vulneráveis da população feminina do estado, a exemplo das mulheres idosas, lésbicas e bissexuais.  O Fórum  de Gestoras é uma instância de decisão política que se eúne duas vezes por ano para discutir as estratégias para implementação de políticas para as mulheres no Estado. Um novo fórum está agendado para o final do ano. A Secretária Cristina Buarque considera fundamental a presença de todas as gestoras no evento. “com o fortalecimento das organizações municipais de políticas para mulheres em seus locais de origem, conseguiremos efetivar as ações e políticas de gênero em todo o estado”, comenta a secretária.

Secretaria da Mulher de Pernambuco