sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PE: juiz barra candidatos com nomes como Bimba Mole e Pacotão

O juiz da 151ª zona eleitoral de Pernambuco, João Maurício Guedes Alcofrado, intimou uma série de candidatos com nomenclaturas "fora dos padrões" naseleições municipais para alterar suas inscrições nas urnas. Os candidatos que colocaram seus nomes nas urnas como são conhecidos entre oseleitores do Recife (PE) por seus apelidos, e tentam se basear neste conhecimento para evitar a utilização de seus nomes originais nas urnas, como sugere a resolução eleitoral do TSE - caso o candidato não ache um nome na urna, ele deve usar o nome de sua certidão de nascimento.



Nomes como: Paulo Rodela (PSDC), Homão (PPL), Leandro Boca (PTN), Aldo Sacola (PTN), Eduardo Chera (PTN), Marcos Será (PTN), Sérgio Sereia (Psol), Henrique Pacotão (PP), Morcêgo (PR), Bode (PSDC), Roberto do Bloco Bimba Mole (PSDC), Carga Pesada (PSDC), Cobra (PPS), Tieta do Agreste (PTN), Jackson o Patriota (PMN), Luciano Tubarão (PRP), Irmão Alexandre do Povo (PP), Ramiro do Povo (PRP), Edvaldo Barata da Oi (PRTB), Max Publicidade (PR) e Jó Produções(PPS).
Para confirmar se o candidato era realmente conhecido por seu apelido, os funcionários da zona eleitoral usaram de uma artimanha, ligaram para amigos e familiares dos candidatos. "Funcionários da Justiça Eleitoral ligaram para amigos e conhecidos do candidato, sem o seu conhecimento, e apuraram que de fato eles eram conhecidos daquela maneira", afirmou o juiz João Maurício.
O magistrado ainda lembra que a tática descobriu que alguns candidatos como Henrique Pacotão e Edvaldo Barata da Oi não são conhecidos por essas alcunhas, que então passaram a utilizar seus nomes de batismo nas urnas, Henrique França e Edvaldo Barata.

Motivação

Entre os motivos para a convocação dos candidatos o juiz reintera pelo menos dois motivos, propaganda pessoal - ou de empresa - e conotação sexual. "Não é possível fazer do nome da urna, propaganda para negócios pessoais, ou de empresas, por exemplo: Jó Produções, que vai passar a utilizar apenas Jó, Max Publicidade, que vai usar o seu próprio nome, ou seja, Eliezer Hely", disse Alcofrado.
Sobre conotação sexual, João explica: "No que se refere a candidatos que indicaram nomes com alguma conotação sexual, podemos citar o caso de Henrique França que solicitou o nome de Henrique Pacotão e Roberto do Bloco B. Mole, que ainda vamos decidir se o mesmo poderá usar Roberto do B. M., pois se comprometeu a não utilizar nenhum termo pejorativo durante sua campanha", completou.
O juiz ainda disse que nesta sexta-feira a zona eleitoral tomará todas as decisões a respeito dos nomes nas urnas, pois todos os pedidos de candidaturas devem ser impugnados - ou não - até o dia 5 de agosto.