quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mercado Livre de Energia: Nova Energia, uma das 10 maiores comercializadoras de energia elétrica do País, inaugura escritório no Recife



Economia, sustentabilidade e inovação tecnológica são as principais características dos serviços oferecidos pela Nova Energia, comercializadora de energia elétrica, que inaugurou seu novo escritório no Recife.

A empresa, que atua no mercado livre de energia, nas áreas de comercialização de energia elétrica, representação de agentes, consultoria especializada e migração de consumidores potencialmente livres para o mercado livre de energia, possui sua sede em São Paulo, escolheu a capital pernambucana para criação de sua filial no nordeste. “Além do expressivo crescimento econômico do estado de Pernambuco, geograficamente o Recife é estratégico por estar localizada no centro da região nordeste”, explica Gustavo Doná Machado, sócio-presidente da Nova Energia.

A Nova Energia faz parte do grupo ADN - que atua há mais de 15 anos nos mercados de Açúcar, Álcool, Logística e Bioenergia, sendo a maior corretora do Brasil neste segmento -, é uma das 10 maiores comercializadoras de energia elétrica do Brasil. Com o faturamento anual de 2012 estimado para cerca de R$300 milhões, a empresa soma, em seus três anos de atividades no mercado livre, mais de 25 milhões de MWh de energia elétrica comercializadas.

Agora, com a filial pernambucana, a Nova Energia amplia sua área de atuação para as empresas/indústrias, de toda a região do nordeste, que possuem os requisitos para aquisição de energia elétrica através do mercado livre de energia - atualmente, são elegíveis a este mercado empresas que demandam acima de 500 kW com a distribuidora, em termos práticos, encontramos viabilidade de Mercado Livre empresas cujas contas de energia são acima de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) por mês.

“Oferecemos uma completa gama de serviços e soluções associados à comercialização de energia elétrica como estudo de viabilidade econômico-financeiro para migração ao Mercado Livre, a Representação de Agentes na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o acompanhamento de Medição, consultoria especializada na gestão de energia e para os geradores a empresa oferece todos os serviços e assessoria técnica/regulatória inerentes à comercialização de energia elétrica”, reforça o sócio-presidente da Nova Energia.

Um dos diferenciais oferecidos pela Nova Energia, além da expertise com profissionais com grande experiência no mercado de energia – entre os dirigentes, três fizeram parte da CCEE -, é a gestão mensal dos custos dos clientes e a representação na CCEE por meio do software INOVA. “Oferecemos aos clientes o exclusivo sistema de gestão online, o INOVA, um software de gestão de energia via web, acessado em ambiente seguro, que disponibiliza de forma simples e objetiva as informações necessárias para acompanhar todos os dados relatados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica”, revela Machado

As Vantagens do Mercado Livre de Energia
De acordo com a Abraceel (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia), o mercado livre de energia já é utilizado por cerca de 1300 clientes regulares (empresas/indústrias), entre outros, e corresponde a 28% do consumo nacional de energia no país. A expectativa é que em 2015 esse número chegue a 38%.

“A opção de migrar para o Mercado Livre representa, dentre outras vantagens, a previsibilidade e a economia com o insumo energia elétrica. Esta economia pode ser maximizada pela escolha de um produto ideal. Além disso, a indústria pode negociar livremente as características do suprimento, de forma a atender suas necessidades energéticas presentes e futuras e ter o seu horizonte de contratação bem definido, permitindo assim obter dados mais seguros na formação de budget ou orçamentos. Cabe ainda destacar que o mercado livre apresenta toda a segurança necessária para que as empresas garantam o suprimento de energia independentemente da distribuidora local”, salienta o sócio-presidente da Nova Energia.

Gustavo Doná Machado ressalta que os benefícios não são apenas do ponto de vista econômico, mas também de sustentabilidade.  “A Energia ofertada, proveniente de fontes renováveis, traz benefícios econômicos para a empresa compradora, pois ela dá um desconto nas tarifas de uso do sistema de distribuição e ao optar pelo uso de energia limpa, a empresa também contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais limpa para o Brasil, pois fomenta novos investimentos em Usinas renováveis”, finaliza.