segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tecnologia é na escola


“Este tablet vai me ajudar bastante no vestibular. É uma ferramenta muito importante e prática, já que posso acessar todo tipo de conteúdo nele dentro da própria escola, que tem internet sem fio“. O entusiasmo é da fera Isabelly Leal, 18, que até então não tinha computador em casa, e recebeu hoje (23/07), do governador Eduardo Campos, o seu computador portátil. A garota é aluna do 3° ano da Escola de Referência em Ensino Médio Apolônio Sales, localizada no Ibura, Zona Sul do Recife.  
Além de Isabelly, outros 200 estudantes dos 2° e 3° anos do ensino médio da Apolônio Sales também receberam os seus tablets. A entrega faz parte da primeira remessa composta por 23 mil computadores. Ao todo serão distribuídos, até setembro, 156 mil tablets nas 1.101 escolas do Estado, num investimento total de R$ 106 milhões com a compra dos computadores. 
Eduardo, ao falar durante a cerimônia de entrega dos tablets, chamou a atenção dos estudantes para o bom momento que o estado atravessa. “A minha geração tinha gente que cursava uma, duas, três faculdades e ficava sem emprego. Hoje, vocês têm um Pernambuco um grande polo industrial e de serviços sedentos por gente qualificada. A porta para a cidadania é a educação de qualidade, num “mundo onde 50% da riqueza dos países de 1° mundo vêm da ciência do conhecimento”. E aconselhou aos estudantes: “Agarrem as oportunidades!”“. 
Robótica: - Ao chegar à escola Apolônio Sales, o governador foi recebido por um grupo de alunos de taekwondo. Após assistir a uma apresentação do esporte, Eduardo ganhou uma medalha da Associação Olímpica do Recife. As aulas da luta marcial acontecem todos os dias da semana e aos sábados, em dois turnos, nos horários 7h30 às 11h e 11h30 às 16h. Segundo o professor de aekwondo, Rafael Lins, “a atividade dá aos alunos mais compromisso com a escola e mais disciplina dentro e fora dela”. 
A Escola Apolônio Sales também é pioneira. Ela é umas das primeiras escolas a oferecer a disciplina de robótica. No laboratório de informática, Eduardo ficou encantado com os robôs desenvolvidos pela garotada. Um exemplo de produto tecnológico feito pelos estudantes é o aparelho que auxilia deficientes visuais. Em formato de boné, ajuda na identificação de objetos que ficam acima da linha da cintura. A invenção foi premiada na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) com o 3° lugar. 
 A matéria desperta o interesse dos estudantes pela Interdisciplinaridade. “O que aprendo em sala de aula e nos livros aplico no laboratório de robótica. Depois que entrei na turma, consegui aumentar minhas notas em física, química e inglês”, afirmou Fabíola Marques, 14 anos, que é aluna 1° ano do Ensino Médio. Eles têm aulas todos os sábados, das 08h às 16h.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco