sexta-feira, 20 de julho de 2012

Seminário Tecnologia Tropical


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove na próxima sexta-feira (27) o Seminário Tecnologia Tropical para debater o tema “Matérias-primas para produção de óleos vegetais e biodiesel: dendê e algodão”. O evento vai acontecer, das 9h às 17h, na Fundação Joaquim Nabuco (Av. 17 de Agosto, 2187, bairro de Casa Forte) e vai reunir pesquisadores da Embrapa (Cerrado, Algodão e Amazônia Oriental), além de representantes do Itep, das universidades UFPE e UPE, da Fundaj, do Governo do Estado e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar).

A abertura, às 9h, será feita pelos presidentes do Itep, Frederico Montenegro, e da Fundaj, Fernando Freire. Logo em seguida, será iniciada a sessão Dendê, sob coordenação de Gabriel Alves Maciel, gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD/Diper, com palestras do chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Cláudio José Reis Carvalho, sobre a “Ecofisiologia da Palma de Óleo e a Expansão da Cultura no Brasil, tendo debatedor o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha. Às 10h50, acontecerá a palestra “O Cultivo Irrigado do Dendezeiro nas Condições Edafoclimáticas do Cerrado”, com Jorge César dos Anjos Antonini, pesquisador na área de Irrigação e Agrometeorologia da Embrapa Cerrados, tendo como debatedor o coordenador do Laboratório de Combustíveis e Energia da Poli/UPE, professor Sérgio Peres Ramos.

À tarde, o tema será Algodão. A sessão será coordenada pelo diretor-presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. O primeiro palestrante será José Ranulpho Queiroz, empresário do setor de cana-de-açúcar e algodão, que abordará o tema “A Cultura do Algodão no Oeste da Bahia – Exemplo para Pernambuco”. O debatedor será o professor Valmar Correa de Andrade, da UFRPE. Às 15h20, acontecerá a palestra “Potencial da Cultura do Algodão como Oleaginosas, no Nordeste do Brasil”, com Waltemilton Vieira Cartaxo, supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, que terá como debatedor o diretor técnico do Sebrae-PE, Aloísio Ferraz. O encerramento do evento ocorrerá às 17h.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco