quarta-feira, 25 de julho de 2012

Obras no Sistema Pirapama interrompe abastecimento de água


Quatro obras de melhoria do abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife irão motivar a paralisação do Sistema Pirapama a partir das 8h da próxima quinta-feira (26). Durante a paralisação, as cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata terão um calendário especial de distribuição de água, que segue até o dia 31/07.

Uma das ações programadas é a instalação de novas bombas e ampliação da subestação elétrica na estação elevatória em Sucupira. “A ação é preparatória para instalação de novos conjuntos de bombas, que irão duplicar a produção de água para atender os bairros de Jaboatão Centro, que hoje não tem abastecimento satisfatório”, adianta o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. O novo sistema de bombeamento entra em operação no final de agosto e irá produzir 425 litros/água/segundo, um investimento de R$ 1,2 milhão.

Também serão realizadas intervenções que vão permitir o abastecimento do município do Cabo de Santo Agostinho totalmente pelo Sistema Pirapama/Gurjaú. Hoje, a cidade é atendida pelo Sistema Suape. “Iremos liberar, a partir de setembro, o Sistema Suape para atendimento das indústrias”, antecipou o diretor da Compesa.

No Recife, serão realizadas intervenções objetivando melhorar a distribuição de água para alguns bairros abastecidos pelo Sistema Alto do Céu, que atende a Zona Norte do Recife, entre eles, Campo Grande, Hipódromo, Arruda e Encruzilhada. Para isso, será instalada uma válvula na Rua Padre Miguelinho, no Torreão. “Essa válvula fará com que o abastecimento dos sistemas Pirapama e Tapacurá avance mais na área do Recife, diminuindo assim a influência de Alto do Céu, que passará a abastecer uma área menor e, consequentemente, de forma mais equilibrada, com melhor pressão e regularidade”, afirma Rômulo Aurélio. Segundo ele, o efeito dessas ações será imediato.

RODÍZIO - No Recife, os bairros localizados em áreas mais altas serão abastecidos no esquema de 24 por 72 horas (um dia com água para três dias sem), enquanto que as áreas planas da capital serão abastecidas no esquema de 24 por 48 (um dia com água para dois dias sem).

Em Jaboatão, haverá áreas com rodízio de 24 por 24 (um dia com água para um dia sem) e 24 por 48 (um dia com água para dois dias sem). Outras áreas, no entanto, terão apenas queda de pressão. Já no Cabo de Santo Agostinho, os bairros de Ponte dos Carvalhos, Paiva e Curcurana terão rodízio no esquema de 24 por 24 (um dia com água para um dia sem). O mesmo esquema também será aplicado para as cidades de São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Para saber o dia do abastecimento, o cliente deve ligar para o teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa