quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gafe olímpica: Organização dos Jogos comete novo erro diplomático, agora com Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Konstantin Grischenko, criticou nesta quinta-feira (26) o erro cometido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres nos dados biográficos de atletas russos que nasceram na Ucrânia.



A organização dos Jogos atribuiu à Rússia cidades e regiões da Ucrânia onde nasceram alguns desportistas russos.
"Acabo de ordenar a nossa embaixada no Reino Unido que entre em contato com o Comitê Organizador para que os erros sejam corrigidos", disse o chefe da diplomacia ucraniana no Twitter.
Grischenko também se mostrou indignado que nas biografias de alguns desses atletas a Ucrânia seja designada como um "região".
A delegação olímpica da Ucrânia enviou uma solicitação oficial aos organizadores dos Jogos Olímpicos para que corrijam o mais rápido possível os dados biográficos equivocados.
Coreias - Os Jogos Olímpicos de Londres começaram nesta quarta-feira (25) com um episódio constrangedor para os organizadores. Na partida de futebol feminino entre Colômbia e Coreia do Norte, o telão do estádio mostrou fotos das jogadoras da Coreia do Norte ao lado da bandeira da Coreia do Sul.
A troca das bandeiras enfureceu as jogadoras coreanas, que se recusaram a entrar em campo. Após um atraso de cerca de uma hora, os organizadores corrigiram a bandeira, e as jogadoras finalmente entraram em campo.
O comitê organizador dos Jogos divulgou uma nota pedindo desculpas ao time da Coreia do Norte. "Hoje, uma bandeira da Coreia do Sul foi mostrada no telão no lugar da bandeira da Coreia do Norte. Foi claramente um erro. Nós pedimos desculpas e vamos tomar providências para garantir que isso não se repita".  
Revista Época