segunda-feira, 30 de julho de 2012

Companhia Fiandeiros mostra o universo dos moradores de rua


Em seus nove anos de existência, a Companhia Fiandeiros de Teatro vem desenvolvendo pesquisas e realizando trabalhos acerca da obra de autores pernambucanos. Ao longo dos anos, criou um repertório de espetáculos com base em estudos no campo da poética, da dramaturgia pernambucana, da musicalização e dos desdobramentos da interpretação do ator.

Seu novo espetáculo, Noturnos, é resultado de nove meses de intensa pesquisa e levanta discussões sobre a condição humana existente, não apenas no universo das ruas em suas várias instâncias, mas também numa sociedade regida cada vez mais por uma banalização do consumo. Três quadros compõem a peça: O presente, A cura e Salobre. Em cada quadro é possível identificar as referências relativas aos temas: violência, sexualidade, solidão e ociosidade, que foram identificados nas entrevistas e nas vivências dos atores em seu contato com as ruas e seus moradores. O título da peça,Noturnos, faz referência a esses seres que ressaltam nas ruas à noite, quando a cidade esvazia, e também faz referência ao tipo de designação musical que remete a reflexão, a um estado taciturno da alma.

“A cena de Noturnos é a representação dos escombros de uma sociedade doente em seus delírios de consumo, em suas neuroses e na sua solidão. A visão do homem contemporâneo como reflexo de sua incapacidade em ver a si mesmo, incapaz de perceber suas ruínas interiores e o desmoronamento de sua própria condição de humanidade.”
Diz André Filho, Diretor e autor da peça


Ao longo dos seus 09 anos de existência, a Companhia Fiandeiros de Teatro vem desenvolvendo um repertório de espetáculos com excelente repercussão. Além da formação teatral, seus integrantes também desenvolvem trabalhos no campo da Arte-Educação, das Artes Plásticas, da Música, da Dança e da Gestão Cultural. Em seu repertório figuram premiados espetáculos, como “Vozes do Recife - um concerto poético”, “O Capataz de Salema” e “Outra Vez, Era Uma Vez...”.

No próximo dia 03 de agosto Recife poderá prestigiar mais um trabalho dessa companhia de pesquisa, que agora traz para a cena o seu mais recente trabalho de investigação cênica. Noturnos ficará em cartaz aos sábados e domingos, comemorando os nove anos da Companhia e os três anos do Espaço Fiandeiros, na Rua da Matriz, nº 46, 1º andar.

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: André Filho
Elenco: Daniela Travassos, Karine Gaya, Jefferson Larbos, Manuel Carlos e Samantha Queiroz.
Sonoplastia: André Filho/Charly Jadson
Execução de luz: Gabriel Santos
Direção de Arte: Manuel Carlos
Direção de Produção: Daniela Travassos
Produção executiva: Renata Teles
Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação

SERVIÇO
Espetáculo: Noturnos
Texto e direção: André Filho
Local: Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, nº 46, 1º andar)
Dias: Estreia programada para 03 de agosto. A temporada segue até 26 de agosto, com apresentações aos Sábados e Domingos
Horário: 18h.
Fone: 41412431
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)