quarta-feira, 6 de junho de 2012

Unidades de Atendimento da Compesa receberão pilhas e baterias usadas


Uma simples bateria pode poluir 30 mil litros de água. Além de contaminar o meio ambiente, pode causar danos à saúde pública. Pensando nisso, a Compesa lançará nesta quarta-feira (6), na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, um programa de recolhimento de pilhas e baterias usadas. Qualquer pessoa poderá entregar o material em pontos de coleta distribuídos pelo Grande Recife e em dois municípios do interior.

Ao todo, serão instalados 30 papa-pilhas em 25 pontos de coleta espalhados pelas lojas de atendimento e unidades da Compesa da Região Metropolitana e dos municípios de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Petrolina, no Sertão. A cada tonelada recolhida, a companhia encaminhará para uma indústria de produtos químicos, que ficará responsável pelo reprocessamento das pilhas e baterias, dando a sua correta destinação.

De acordo com a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho, o programa busca conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de pilhas e baterias. "Esses materiais, quando depositados em lixões e aterros sanitários, levam séculos para se decompor, podendo vazar e contaminar os lençóis freáticos", explica Fabíola.

Além dos papa-pilhas, a Compesa também tem um programa de coleta de óleo em parceria com a indústria ASA. Desde 2009, lojas de atendimento e prédios administrativos da companhia possuem coletores para que a população entregue o óleo de cozinha usado. O material, se despejado em pias e ralos, causa o entupimento das tubulações de esgoto, provocando extravasamentos em ruas e avenidas da cidade.

Lojas de Atendimento da Compesa que receberão as pilhas e baterias usadas

Aurora
Boa Viagem
Dois Irmãos
Largo da Paz
Olinda
Prazeres


PROGRAMAÇÃO – Na Semana do Meio Ambiente, a Compesa preparou uma programação especial, incluindo a realização de palestras, oficinas, exposições e outras atividades. Até amanhã, a companhia estará apresentando no Espaço Ciência, em Olinda, os seus projetos ambientais. Já no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife, está sendo realizada hoje uma campanha educativa de preservação ambiental na Praça de Eventos da Lagoa do Araçá. O local foi escolhido por ser uma das áreas contempladas com obras de saneamento executadas pela companhia dentro do Proest (Programa Estruturador do Recife). As atividades, que tiveram início às 8h, seguem até as 16h.

Nesta quarta-feira (6), será realizada uma palestra sobre o uso racional da água para funcionários da indústria ASA, localizada no bairro de Afogados, também na capital. Já no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, a Compesa levará 40 moradores de Vila Pirapama para conhecer a sementeira que leva o nome da barragem. No local, ocorrerá ainda uma oficina de mudas.

No dia 11, a Compesa, em parceria com a Emlurb, realizará uma campanha de educação ambiental na Comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, no Recife. Haverá mutirão porta a porta e sensibilização para o consumo consciente da água, bom uso do sistema de esgoto, cuidados com o lixo e combate ao mosquito da dengue. Está previsto ainda o plantio de mudas para eliminar pontos de acúmulo de lixo.

Entre os dias 11 e 15 de junho, alunos da Escola Orfanato Santo Antônio, em Igarassu, participarão de várias atividades, incluindo o plantio de mudas e uma visita à estação de tratamento de água Botafogo. Já em Jaboatão dos Guararapes, nos dias 12 e 13, a programação inclui atividades no Espaço Criança Esperança, com apresentação do teatro de mamulengo da Compesa e exposição da maquete sobre o uso consciente da água. Ainda em Jaboatão, será realizada uma oficina sobre o uso correto da água no Centro Rodolfo Aureliano.

Imprensa Compesa