terça-feira, 19 de junho de 2012

Programa de Peixamento atende a 400 famílias de pescadores artesanais de Belo Jardim


A barragem de Pedro Moura, localizada no município de Belo Jardim, no Agreste, recebe nesta quarta-feira (20), 150 mil alevinos – filhotes de peixe. A ação é executada pela Unidade de Pesca e Aqüicultura da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) e vai beneficiar cerca de 400 famílias de pescadores da Colônia Z-28 que praticam a pesca no local como alternativa para gerar renda.

            De acordo com o engenheiro de pesca da Seaf, Roberto Maurício, a barragem de Pedro Moura encontra-se com volume de água entre 70 e 80% da sua capacidade – dados da Secretaria de Recursos Hídricos. “Esse indicativo é suficiente para o manancial estar na programação estadual de peixamento de açudes e barragens coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar”, avalia. 
Após, seis meses, explica Roberto Maurício, com alimentação natural à base de plânctons e com as orientações técnicas sobre a pesca, as famílias que moram no entorno da barragem poderão explorar a atividade para consumo próprio ou para a comercialização, gerando renda complementar.  

Secretaria de Agricultura de Pernambuco