quinta-feira, 21 de junho de 2012

Polícia desarticula quadrilha acusada de tráfico de drogas no Estado


O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apresentou esta manhã (21) a prisão de seis pessoas, quatro delas paulistas, suspeitas de integrarem um esquema de tráfico interestadual de entorpecentes. Com o grupo, os policiais conseguiram apreender 64 kg de maconha no final da tarde desta terça-feira (19), no bairro de Maranguape I, em Paulista. Segundo a polícia, mulheres que agiam como "mulas do tráfico" faziam o transporte dos entorpecentes de ônibus, de São Paulo a Pernambuco. A maconha, cuja origem é o Paraguai, era escondida em malas de viagem. O destino final era a Região Metropolitana do Recife, onde seria distribuída a pequenos traficantes.

Os investigadores descobriram o esquema a partir das prisões dos pernambucanos Pedro José da Silva, de 38 anos e da sua companheira Cláudia Maria dos Santos, de 31. A delegada Maria Helena Couto Fazio explicou que eles estavam no bairro de Maranguape I, num veículo Ford/Ka, com placa da Paraíba, quando os agentes realizaram a abordagem. "Eles tentaram fugir, mas conseguimos parar o carro e no interior encontramos 4kg de maconha. Quando interrogados sobre o restante da droga, eles confessaram que estaria em sua casa.". Na residência do casal, na Rua 48, no bairro de Maranguape I, os agentes fizeram a prisão de outras 4 pessoas, um homem e três mulheres, ambos do estado de São Paulo. Em duas malas de viagem foram apreendidos mais 60 kg do entorpecente. 

As mulheres haviam recebido o valor de R$ 1 mil para trazer a droga a Recife. Cristiane Ramos da Silva, de 32 anos, Maíra Silva dos Anjos, de 20 e Mariana Aparecida de Moraes, de 24, foram arregimentadas em São Paulo por uma pessoa não identificada. Mariana é foragida da justiça paulista. Ela tem antecedentes por tráfico de drogas e furto. Já o quarto suspeito, Juarez Martins Ferreira, de 27, teria o papel de receber o dinheiro de Pedro José proveniente da venda do entorpecente. Os acusados foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. Os homens seguiram para o Cotel, em Abreu e Lima e as mulheres para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Polícia Civil de Pernambuco