terça-feira, 12 de junho de 2012

Palestra do ITEP na Rio+20


O presidente Frederico Montenegro participará, no próximo dia 15, como palestrante no estande do Governo de Pernambuco na Rio+20, atendendo a convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro e marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Na apresentação que fará, Montenegro destacará as ações do Itep que estão relacionadas com um dos temas centrais do evento: a Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O outro tema é: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Serão abordados na palestra os Estudos de Impacto Ambiental (Eia-Rima) produzidos pelo Itep para o Governo do Estado (barragens e avanço do mar), serviços ambientais, o Mestrado em Tecnologia Ambiental, as ações de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e cursos e propostas do futuro Centro Tecnológico de Resíduos Sólidos, que será implantado em Glória do Goitá, no Agreste, entre outros assuntos.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco