terça-feira, 5 de junho de 2012

Olimpíada de Matemática começa nesta terça com 19 milhões de alunos

A primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será aplicada nas escolas nesta terça-feira (5). Neste ano, o evento recebeu um número recorde de inscrições: 19,2 milhões de estudantes, segundo o Ministério da Educação. Serão 46 mil escolas participantes – 1,5 mil a mais do que em 2011 – distribuídas em 5.524 municípios.


No dia 15 de agosto será divulgado o nome dos alunos classificados para a segunda fase. As provas desta etapa ocorrem às 14h30 (horário de Brasília) do dia 15 de setembro. A lista final dos premiados sai em 30 de novembro.



Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Participam da olimpíada alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
Premiação
A edição de 2012 tem novidades na premiação. A primeira mudança se refere ao aumento do número de estudantes convidados a participar do programa de iniciação científica júnior, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passa de 3,2 mil para 4,5 mil alunos. A segunda é o aumento do número de certificados de menção honrosa, de 30 mil para 46,2 mil; e a premiação será estendida a 1 mil professores.
O MEC estuda criar uma olimpíada do conhecimento, que reunirá as disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências e tecnologia da informação. A intenção, segundo o ministro Aloizio Mercadante, é colocá-la em prática em 2013. Para 2016, a proposta é tornar essa olimpíada internacional.
Portal G1