segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Legado do Mestre Vitalino


Filho de lavradores, Mestre Vitalino foi um artesão por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco e da tradução do modo de vida dos sertanejos. Esta retratação ficou conhecida entre especialistas como arte figurativa.
O artista passou a desenvolver a modelagem no barro a partir dos seis anos. Os bonecos eram os brinquedos do menino Vitalino.
As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 1955, integrou  a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras na Suíça. Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, Rio de Janeiro; no Acervo Museológico da UFPE e no Alto do Moura, em Caruaru.

Veja algumas das imagens do Museu de Vitalino, no Alto do Moura: