segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mostra Internacional de Turismo debate o e-commerce


A oferta de pacotes turísticos para o consumidor em sites de compras coletivas é um tema que vem martelando a cabeça de agentes de viagens e operadores de turismo. Com o assunto voltado para profissionais do setor, os seminários da 7ª Mostra Internacional de Turismo – MIT 2012 vão discutir conceitos em dois eixos que vão nortear o encontro. O primeiro será a polêmica do e-commerce e a relação com as agências de viagens. No segundo momento, especialistas vão debater sobre o perfil do agente de viagens do estado e o marketing digital. Os seminários vão acontecer no dia 16, em auditório montado no próprio pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Pernambuco.

A primeira palestra será de Juliano Diniz, à frente do site de compras coletivas Turistão. O empresário vai apresentar a relação do e-commerce com a atual realidade das agências de viagens. A discussão promete ser acirrada, pois muitas agências defendem que esse tipo de site degrada a relação com o cliente e prejudica o trabalho dos profissionais. Por outro lado, a praticidade e a redução do preço estimulam viagens e forma público. O consumidor poderá entender as vantagens e as desvantagens de obter um pacote por meio do e-commerce. Além da exposição, a mesa de debates contará com representante de agências e operadoras Os seminários acontecem no segundo dia da mostra, a partir das 14h30.  A programação completa está  no site www.mit-pe.com.br.

O professor André Durão, em outro módulo, vai apresentar uma pesquisa sobre o perfil dos agentes de viagens de Pernambuco. Será possível entender todos os aspectos desse tipo de profissional, que está em constante processo de transformação. Em paralelo, Durão, que também é Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fará uma explanação sobre marketing digital. O objetivo é esmiuçar algumas ferramentas e ratificar a importância da atualização profissional.

A coordenadora dos seminários Carla Borba, Doutora em Antropologia pela UFPE, explica que o tema foi escolhido para movimentar e incentivar o debate nos corredores da feira. Apesar de ter uma temática com um apelo profissional, os visitantes da MIT podem se inscrever. Carla explica que toda a relação comercial deve ficar clara para clientes e operadores. A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-PE), Brasilturis Jornal, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Associação de Secretários de Turismo (Astur-PE).