quarta-feira, 6 de junho de 2012

Morre Ray Bradbury, autor de "Farenheit 451"

O americano Ray Bradbury morreu aos 91 anos, após uma longa carreira na qual escreveu desde ficção científica até ficções de suspense e humor. A informação foi divulgada por sua filha, Alexandra Bradbury, que declarou que o autor morreu na noite desta terça-feira no sul da Califórnia, sem informar mais detalhes.


Bradbury transformou seus sonhos de infância e seus temores da Guerra Fria em marcianos com capacidades telepáticas, monstros marinhos sofrendo por amor e em uma visão de um futuro sombrio no qual bombeiros queimam livros – em Farenheit 451.
Seu livro de contos Crônicas Marcianas é uma alegoria sobre a Guerra Fria na qual os eventos no espaço servem como comentário sobre a vida na Terra. Em vida, Ray Bradbury vendeu alegados oito milhões de exemplares de seus livros, traduzidos para mais de 30 idiomas. Eles incluem romances como Algo Sinistro Vem Por Aí, coletâneas de histórias curtas como A Bruxa de Abril e A Cidade Inteira Dorme e ensaios como Zen e A Arte da Escrita.
Também roteirista, Bradbury escreveu o roteiro do clássico Moby Dick, de 1956, adaptação do romance de Herman Melville dirigida por John Huston e protagonizada por Gregory Peck. Também redigiu roteiros para as séries Além da Imaginação e Alfred Hitchcock apresenta, entre outros.
Jornal Zero Hora/RS