quarta-feira, 20 de junho de 2012

Itep participa do II Fórum de Sustentabilidade do IFPE em Ipojuca


O Itep, por meio da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação, participará do II Fórum de Sustentabilidade que o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoverá, no Campus Ipojuca, nesta quarta (20) e nesta quinta-feira (21), com o objetivo de debater e estimular as práticas sustentáveis de todos os atores sociais envolvidos com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da área de Suape, vislumbrando a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais para o desenvolvimento das gerações futuras.

O fórum vai oferecer oferecidas oficinas com base na preservação do meio ambiente e o aproveitamento de materiais reutilizáveis como o sabão, minicursos que visam ao ensinamento de práticas ecológicas e estandes onde empresas apresentarão experiências sustentáveis que deram certo. A construção civil e a construção verde também serão tema de palestra.

Pela manhã, houve a palestra "A atuação do Instituto de Tecnologia de PE na área ambiental", com a professora Sônia Pereira, coordenadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da SPP do Itep. Ela abordou os diversos programas e ações desenvolvidos pelo instituto na área ambiental, como o Recicla PE, que se destina a implantar intervenções sócio-ambientais em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco, especificamente relacionadas à gestão e operação na área de resíduos sólidos.

Amanhã às 10h, ocorrerá a palestra "Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape", com o coordenador do Programa de Educação Ambiental de Suape, José Roberto Zaponi, que é executado pelo Itep. O projeto tem como objetivo produzir conhecimentos ecológicos e mobilizar a comunidade inserida na área de influência direta de Suape, visando a construir e consolidar ações que promovam melhorias nos aspectos sociais e ambientais locais.

As ações do projeto tiveram início em 2010 e são destinadas a jovens com mais de 16 anos, integrantes da área de recursos humanos da empresa Suape e das empresas instaladas no complexo, comunidades locais, estudantes, professores, profissionais da administração pública federal, estadual e municipais, além de representantes do terceiro setor e demais interessados na temática ambiental. O Projeto oferece cursos e oficinas na área de Educação Ambiental e está sendo realizado no Centro de Treinamento e em ambientes naturais de Suape.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco