sexta-feira, 22 de junho de 2012

Impeachment no Paraguai: Fernando Lugo já deixou palácio presidencial, vice deve assumir e o povo está nas ruas


O senado do Paraguai aprovou o impeachment do presidente do país, Fernando Lugo. O vice, Federico Franco, que havia rompido politicamente com o presidente, deve assumir agora. O julgamento durou cerca de cinco horas e Fernando Lugo já deixou o Palácio Presidencial. Mais cedo, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) afirmou considerar o processo de destituição uma ruptura à democracia do país, prometendo intervir com ações caso o Senado decidisse pela condenação de Lugo.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e mais 12 representantes de países da Unasul se reuniram hoje no Congresso Nacional do Paraguai para conversar com parlamentares e apresentar a posição comum da região. Os chanceleres querem reiterar o apoio à democracia e à ordem constitucional paraguaia, no processo que pode levar ao impeachment do presidente Fernando Lugo.
O grupo já se reuniu com representantes da Corte Suprema de Justiça do Paraguai e, na conversa, ratificaram a necessidade de permitir um julgamento justo de Lugo. Eles pretendem acompanhar durante todo dia os desdobramentos no Senado e os esclarecimentos que serão prestados pelo presidente Lugo. Ontem, Patriota destacou a necessidade de se preservar a estabilidade no Paraguai e assegurar o direito de defesa de Lugo.
"Os presidentes consideram que os países da Unasul conquistaram com muito esforço a democracia e, neste sentido, devemos ser defensores estremados da integridade democrática na América do Sul", disse ontem o chancelar brasileiro, após uma reunião sobre o assunto no Rio de Janeiro. Dessa reunião participaram a presidenta Dilma Rousseff, além dos presidentes Evo Morares (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), entre outros.
Na imprensa paraguaia, há comentários pró e contra o presidente, a exemplo do site de notícias ABC Color. "Acho que é constitucional o julgamento, mas, infelizmente para fins políticos (buscam o bem de vocês), não para defender os cidadãos, não para lutar contra a pobreza", escreveu o leitor Bmoises Cabaña no espaço para comentários, se dirigindo a políticos. "Uma pessoa que rouba uma galinha tem ao menos 6 horas para se defender", revolta-se usuário que assina como "El Charro Charrito", em referência ao pequeno prazo de duas horas estipulado para Lugo apresentar sua defesa.
O portal de notícias acusa o presidente de mentiroso. Segundo matéria intitulada "Lugo mente para buscar apoio", Lugo teria dito em uma entrevista à rádio Montecarlo, do Uruguai, que havia 50 mil manifestantes nas ruas da capital pedindo a suspensão do processo, considerado "injusto" pelo povo. Segundo o site, porém, a polícia local estima apenas dois mil 'luguistas' em frente ao Congresso.
Com informações da Agência Brasil e Portal Brasil 247