sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gerdau patrocina reciclagem de lixo eletrônico


Quem mora na região Metropolitana do Recife agora já pode contar com locais adequados para depositar seus computadores, impressoras e celulares que ficaram obsoletos. A partir deste sábado (9), no Paço Alfândega e no Parque da Jaqueira, estarão sendo inaugurados dois pontos de coleta de lixos eletrônicos da cidade. A ação, patrocinada pela Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e maior recicladora da América Latina, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte sustentável de resíduos de equipamentos tecnológicos, proporcionando ainda o reaproveitamento total do material recolhido e a inclusão digital.

Os equipamentos eletroeletrônicos podem chegar a ter em sua composição mais de mil substâncias variando de metais preciosos até substâncias nocivas como chumbo, mercúrio entre outros. O descarte inadequado desses aparelhos pode prejudicar o meio ambiente e a saúde humana. Com o ponto de recolhimento, o lixo eletrônico coletado é destinado a ONGs ou a empresas especializadas em reciclagem e 100% do material são reaproveitados. Em Recife esse material será destinado para a ONG Pernambuco Verde.

De acordo com o Gerente Executivo da Gerdau Açonorte, José Luiz Lopes de Sousa, apoiar iniciativas como essa fortalecem a missão da Gerdau, que é atuar na indústria do aço de forma sustentável. “O objetivo da ação é estimular a cultura da reutilização e reciclagem na população, criando uma opção para descarte dos equipamentos eletrônicos obsoletos, que hoje não existe na cidade”, ressalta Sousa.

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2010, o Brasil ocupa a liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico, descartando cerca de 100 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.  

Além de celulares e computadores, as pessoas também poderão entregar televisores, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, fitas e carregadores. O material coletado passará por uma triagem que separa o que será reutilizado em ONGs e o que seguirá para reciclagem.

No Paço Alfândega, o posto de coleta fica instalado até o próximo dia 17, com funcionamento de quinta a domingo, dentro do horário de funcionamento do Centro de Compras. Já no Parque da Jaqueira, a unidade funcionará de quinta a domingo, das 10h às 17h.