quinta-feira, 21 de junho de 2012

Geninha da Rosa Borges completa 90 anos

Geninha da Rosa Borges, a primeira dama do teatro pernambucano, completa, nesta quinta-feira (21), 90 anos. Para comemorar o aniversário, a atriz lança o DVD "E Assim Caminha a Terceira Idade", com registros de toda a sua carreira. O projeto reúne entrevistas concedidas por Geninha, depoimentos de amigos e colegas de trabalho e cenas de espetáculos, e será lançado na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, no Recife, às 21h.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, Geninha revelou que seu amor pelos palcos surgiu quando ainda era menina, na escola. A paixão, ela considera como insubstituível. “Eu tive experiência em televisão, de cinema, mas, se me perguntassem, eu diria que não deixaria meu teatro não. Eu escolheria sempre o meu teatro. Eu acho o mais completo porque a gente recebe um texto e ali vai se encontrar. Você prepara o personagem”, revelou.

Geninha da Rosa Borges participou de mais de 60 peças. Entre tantos trabalhos, uma personagem marcou: Yerma, do poeta espanhol Frederico García Lorca. O espetáculo teve direção de Waldemar de Oliveira. “Doutor Valdemar estava dirigindo Yerma, e eu era a Yerma. Mas ele ficou muito mal e, no leito de morte, me entregou a direção da peça. Quer dizer, foi um marco importantíssimo na minha vida porque eu passei de atriz a diretora”, contou Geninha.

Na carreira como diretora, foram mais de 20 peças. De uma forma ou de outra, a família sempre participou das produções. “A minha mãe mandava tudo o que era dela: sofá, mesa, cadeiras, tudo era da casa da minha mãe e do meu pai. Eles eram os mobiliadores dos cenários do Teatro de Amadores de Pernambuco”, lembrou.

Para os novos atores que surgem em Pernambuco, Geninha se tornou um exemplo a ser seguido. “A gente sente quando eles vêm agradecer, e a gente sente quando eles estão também iniciando uma escolha de uma coisa de arte para se agarrar. É uma maravilha. É muito bom”, concluiu a atriz.


Portal G1