quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fragata que participou de missão de Paz no Líbano chega amanhã ao Recife


Na próxima quinta feira (28/06), às 08h, chega ao Porto de Recife (PE) e atraca no cais nº 08, a Fragata “União” (F45). Após cumprir Missão de Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU), no Líbano, a chamada UNIFIL, onde atuou por seis meses
na patrulha da costa libanesa, o navio regressa para o Brasil, sendo Recife o primeiro porto brasileiro.




A Fragata “União” (F45) deixou o Porto de Beirute, no Líbano, no dia 14 de maio para realizar sua última patrulha na área de Operações Marítimas do Mediterrâneo. O navio, que integrou a Força Tarefa-Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, desde novembro de 2011, foi substituído, em 17 de maio, pela Fragata “Liberal” (F43).


Nesta Missão de Paz, a Fragata “União” atuou de forma ostensiva para evitar a entrada de armamento ilegal no Líbano e ajudar na formação do pessoal da Marinha Libanesa, além de realizar atividades de controle do trânsito de embarcações e aeronaves na área de operações.


A Fragata União será recebida por representantes das três Organizações Militares da Marinha do Brasil em Pernambuco, Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Hospital Naval de Recife (HNRe) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE).


Em reconhecimento ao trabalho da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, a recepção de boas-vindas aos bravos “marinheiros” contará com apresentação da banda marcial do Exército Brasileiro. A Fragata “UNIÃO” ficará aberta à visitação pública nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 14h às 17h. O acesso será pelo portão do Terminal de Passageiros do Porto do Recife, cais 08.


Sobre a Fragata “União” (F45)


O Navio Fragata “União” – F45 foi incorporado à Marinha do Brasil em 12 de setembro de 1980, totalmente construído no Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro, é empregado em missão de escolta na costa brasileira. Comandado atualmente pelo Capitão-de-Fragata Ricardo Fernandes Gomes, o navio tem como características 135 metros de comprimento, atingindo uma velocidade máxima de 30.5 nós e tem um raio de ação de 5.300 milhas náuticas. A sua tripulação é composta por quase 300 militares.


Capitania dos Portos de Pernambuco