sexta-feira, 29 de junho de 2012

Deputado Luciano Siqueira é o vice de Geraldo Júlio


O deputado estadual Luciano Siqueira, do PCdoB, ex-vice-prefeito do Recife entre 2001 e 2008 - no governo do petista João Paulo - é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, do PSB - apoiada por 17 partidos.
Seu nome, anunciado nesta sexta, dá peso político à chapa, além de reforçar o argumento do presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, de que o PT local, antigo aliado, não teve condição de unir a coligação da Frente Popular que deu sustentação ao governo petista nos 12 anos à frente da prefeitura da capital.
Geraldo Julio, 41 anos, nunca disputou eleição, tem perfil de gerente e gestor. Luciano, com militância política na esquerda desde a década de 60, é bom de voto na cidade - em 2009 foi eleito vereador com a segunda maior votação registrada no Recife - tem espírito conciliador e é respeitado tanto pela esquerda como pela direita.
Além do PSB e do PT, a prefeitura do Recife será disputada por dois candidatos da oposição: o ex-vice-governador Mendonça Filho, do DEM, homologado ontem (29) em convenção e o deputado estadual Daniel Coelho, do PSDB. Mendonça disputa sozinho, sem nenhum partido coligado, e o PSDB terá o apoio do PT do B. O PSTU lançou o candidato Jair Pedro. O PMDB, o PPS e o PDT desistiram de lançar candidatura própria e engrossam a aliança do candidato socialista.
Revista Veja