domingo, 10 de junho de 2012

Colaborador do Jornal O Pasquim, Ivan Lessa, morre em Londres

Um dos colaboradores do jornal "O Pasquim", o jornalista e escritor Ivan Lessa morreu nessa sexta-feira (8) em Londres, cidade onde era radicado desde 1978. A causa da morte não foi divulgada, mas o autor vinha sofrendo há alguns anos com dificuldades respiratórias decorrentes de um enfisema pulmonar.



De acordo com a BBC Brasil, a doença havia levado Lessa, nos últimos meses, a deixar de frequentar diariamente a redação para escrever suas colunas.
A viúva do escritor, Elizabeth, com quem era casado havia 39 anos, disse que o jornalista vinha sofrendo muito com a falta de ar e tinha dificuldades em sair de casa. "Ele estava sofrendo muito, mas se recusava a ser internado, não queria ir ao hospital". Neste sábado (9) o corpo de Lessa passou por uma autópsia para determinar a causa da morte.
Filho do escritor Orígenes Lessa e bisneto do gramático Julio Cézar Ribeiro Vaugham, Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935, em São Paulo. No jornal "O Pasquim", do qual foi também editor, Ivan assinou as seções Gip-Gip-Nheco-Nheco, Fotonovelas e "Os Diários de Londres", escritos em "parceria" com seu heterônimo Edélsio Tavares.
Ao lado do cartunista Jaguar, Lessa criou o ratinho Sig, de Sigmund Freud, baseado na anedota que dizia que se "Deus criou o Sexo, Freud criara a sacanagem". O personagem se tornou símbolo de "O Pasquim". Além de "O Pasquim", Lessa foi colaborador de diversas publicações brasileiras, entre elas as revistas Senhor, Veja e Playboy, e os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e o Jornal do Brasil.
Em sua carreira como escritor Lessa publicou "Garotos da Fuzarca" (1986), "Ivan Vê o Mundo" (1999) e "O Luar e a Rainha" (2005). O autor escrevia atualmente três crônicas semanais para a BBC Brasil.

Portal IG