quinta-feira, 7 de junho de 2012

Católicos comemoram dia de Corpus Christi

Logo mais, às 17h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebra a Missa de Corpus Christi na Matriz da Boa Vista. Após a Missa, haverá uma procissão até a Igreja do Santíssimo Sacramento, no bairro de Santo Antônio, onde será concedida a Bênção do Santíssimo. Pela manhã houve celebrações em Olinda (com direito ao tradicional tapete de Corpus Christi) e por todo o dia, ocorrem comemorações nas 107 paróquias da Arquidiocese.




Significado - A expressão em latim Corpus Christi significa "corpo de Cristo" e celebra a Eucaristia, considerado o mais importante sacramento da Igreja Católica. O maior significado é que a Comunhão representa o sacrifício de Jesus Cristo ao morrer na Cruz em nome do perdão dos pecados da Humanidade.


Tradição - A celebração se originou no Século 13 (Idade Média), instituída pelo Papa Urbano IV (nome de batismo: Tiago Troyes) no dia 11 de agosto de Agosto de 1264, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade (que por sua vez ocorre no domingo após a Celebração do Pentecostes). De acordo com a história, o Papa recebera a notícia de que a freira Julianne Cornillon tivera visões de Jesus Cristo instituindo a adoração à Eucaristia. Logo depois de instituir a data, o Papa Urbano IV veio a falecer.


Em muitas cidades brasileiras (incluindo Olinda), portuguesas e latino-americanas é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.


Veja imagens tradicionais de Tapetes:


Santos Dumont/MG



Castelo/ES


Caxias do Sul/RS


São Paulo/SP

Cidade do Panamá (América Central)



Luziânia/GO


Rio de Janeiro/RJ

Belém/PA

Feira de Santana/BA


Caminha (Portugal)


Recife/PE


Com informações do Portal G1 e Wikipedia