segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brigitte Bardot deve vir ao Brasil defender os jumentos

Brigitte Bardot, defensora fervorosa dos animais, está numa cruzada contra o acordo entre Brasil e China que, se fechado, pode acarretar na exportação de jumentos para as indústrias alimentícia e de cosméticos do país asiático. ”Eu, que tanto amei o Brasil e que deixei uma marca inapagável na minha passagem por Búzios, fico triste em ver que esse país colabora com a China para matar, a cada ano, 300 mil jumentos”, escreveu a ex-atriz, em carta aberta à presidente. ”Como presidente, mulher e ser humano, Dilma não pode aceitar esta mancha na imagem do Brasil”, protesta.


O deputado federal Ricardo Tripoli apoia a causa, e convidou a musa para uma visita ao Congresso Nacional. Fica a dica para a prefeitura de Panelas, aqui em Pernambuco: por que não convidar Bardot para o famoso Festival Nacional de Jericos, que acontece anualmente no fim de abril até o dia primeiro de maio? A festa surgiu, afinal, como um alerta contra a matança dos animais, exportados como charque. Certeza que ela ia amar.


A movimentação de Bardot e dos defensores do jegue coincide, por sinal, com o centenário de Luiz Gonzaga, que imortalizou o bicho na canção “Apologia ao jumento”, que diz: “O jumento é nosso irmão (…) sempre foi o maior desenvolvimentista do sertão”. O que será que Gonzagão diria sobre o acordo Brasil-China?





Blog Foco - Folha de Pernambuco