sábado, 2 de junho de 2012

Assentamentos de Tracunhaém, Aliança e Nazaré da Mata recebem 100 milhões de filhotes de peixes


A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) entregou 100 milheiros de alevinos (filhotes de peixe), sendo 30 milheiros de tilapia revertida e 70 milheiros de tambaqui, nesta sexta-feira (01/06), em Tracunhaém. Os filhotes de peixes  serão destinados a pescadores de Tracunhaém,  Aliança e Nazaré da Mata.
Desse total,  40 milheiros de tambaqui serão destinados ao município de Tracunhaém , para o açude Penedinho no assentamento de mesmo nome, Penedinho. “O objetivo é ofertar cerca de seis toneladas de pescado no final do ano , o suficiente para atender o consumo per capta para 100 famílias, recomendado pela Organização  Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg por habitante anualmente”, explica o engenheiro de pesca da Seaf ,Rodolfo Rangel. Nos últimos dois meses, o município de Tracunhaém recebeu da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar mais cinco milheiros de alevinos para dois outros açudes.
Em Aliança, o assentamento Maré Ajudante receberá 15 milheiros de tambaqui e  15 milheiros de tilápia revertida ,para os viveiros existentes. O total de peixamento nos últimos sessenta dias é de 35 milheiros de alevinos. Dessa forma,  90 famílias  serão atendidas com o consumo per capta recomendados pela OMS.
Por sua vez, em Nazaré da Mata, o assentamento Camarazal  receberá 30 milheiros de alevinos,  na perspectiva  de atender ao consumo percapta de 80 famílias. Finalmente com ato de povoamento de açudes  e viveiros nos assentamentos Penedinho( Tracunhaém  ) Maré Ajudante ( Aliança)  Camarazal ( Nazaré da Mata) ,visa produzir  15 a 20 toneladas de pescado no início  de 2013  na região,  atendendo  ao consumo per capta de12kg /habitante/ano,  para cerca de 300  famílias.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco