sexta-feira, 15 de junho de 2012

Artistas e pesquisadores relembram música do cangaço em CD


Está em fase de finalização o CD “Memória Musical do Cangaço”, gravado pelo grupo Cabras de Lampião em parceria com o cantor e compositor serra-talhadense Rui Grude. O trabalho promete resgatar as letras e melodias do repertório musical cantado no bando de Lampião, cujas autorias não se sabe – ou não se tem registro –, e outras que são atribuídas a Lampião. Mas, todas estão no Domínio Público. Tudo isso tendo como mote o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e com outros artistas de Serra Talhada, que utilizam o Cangaço como inspiração artística e poética. 
            “A Música do Cangaço nasceu dentro dos bandos. Não foi produzida fora e os cangaceiros assimilaram, receberam e adotaram. Eram, eles mesmos, com seus poetas e músicos, compondo, tocando, dançando, recitando. Sendo, inclusive, dezenas dessas modinhas, atribuídas à autoria ao próprio Lampião, outras, a Zabelê, Cajarana e Gitirana”, explica o pesquisador e escritor do Cangaço Anildomá Willians de Souza – responsável pela pesquisa do projeto junto com Cleonice Maria (coordenadora dos Cabras de Lampião).
       O CD está sendo produzido por Karl Marx e pretende resgatar e registrar esse legado artístico/musical dos Cangaceiros. Para ele, “O Cangaço possui um dos insumos mais importantes utilizados no Ponto de Cultura Cabras de Lampião, tendo lugar de importância na comunidade serra-talhadense, reconhecido como elemento da sua identidade cultural”, pontuou.
Este projeto caminha para a compreensão de ação e perpetuação das canções que fazem parte da Identidade Cultural do Sertão, utilizando elementos das manifestações populares dentro de uma estrutura de esforço de pesquisa, já que o Ponto de Cultura Cabras de Lampião detém grande material sobre o assunto: literatura de cordel, pesquisas acadêmicas e localização de poetas populares e toda fonte necessária à qualidade do trabalho.
            Este projeto faz parte do ciclo de ações desenvolvidos pelo grupo Cabras de Lampião para efetivar Serra Talhada como Capital do Xaxado e marcar o mês de julho como sendo de comemoração e divulgação de Lampião, o filho mais ilustre de Serra Talhada. Basta lembrar que além do lançamento do CD Memória Musical do Cangaço, eles também estarão realizando o espetáculo teatral “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião” (Dirigido por José Pimentel), o Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço e o Encontro Nordestino de Xaxado. Mais informações: www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com