quarta-feira, 2 de maio de 2012

Você sabe o que é Espondilite Anquilosante?

Enquanto muitos não sabem, alguns sentem na pele, ou melhor, nos ossos e articulações.espondilite anquilosante é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos, que por vez é responsável por uma inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. A doença não possui cura, mas com tratamento precoce pode ser bem tolerada. É uma doença inflamatória sistêmica crônica, que afeta a coluna vertebral em indivíduos geneticamente predispostos. 


Não existe nenhum exame direto para diagnosticar a espondilite anquilosante. Um exame clínico e exames de raio-X da coluna, que mostrem mudanças espinhais características e sacroileite, são as principais ferramentas de diagnóstico. Dor lombar persistindo por >3 meses, que melhora com exercício e não melhora com repouso, rigidez lombar de repouso e diminuição da expansibilidade torácica também são observados no exame clínico.


Tratamento - O tratamento se baseia em medicação, cirurgia e fisioterapia. apesar de que é bastante importante um bom acompanhamento medico já que em alguns dos casos o que prejudica ainda mais a doença é o aspecto psicologico do paciente uma vez que pode trazer vários agravamentos pela própria conformidade em não a aceitar, já que a postura e as suas limitaçoes não sao visiveis e vai debilitando lentamente.



Orientação doméstica quanto a postura, para se evitar vícios, exercício físico, respiratórios e localizados para membros, e de extensão para a coluna. A fisioterapia regular é essencial no tratamento deste paciente. Ocorre continuamente depósito de tecido fibroso, como resultado de uma grande inflamação e a fisioterapia regular com um programa de exercícios monitorizados, "molda" o tecido fibroso ao longo das linhas de pressão que não restringem os movimentos do paciente. O objetivo do trabalho da fisioterapia é: aliviar a dor; minimizar deformidades; mobilizar as articulações que foram afetas e reassumir a forma física.

Data - Em Pernambuco, o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante vai ser lembrado este ano. Países como Portugal, França, Bélgica e Estados Unidos relembram a data no primeiro sábado de maio. Não há notícia de outros estados brasileiros a promoverem o dia da Espondilite Anquilosante.  A militar reformada da Marinha, Ana Paula Costa, é portadora e passa por algumas dificuldades. "A não compreensão da doença faz com que muitos portadores não sejam apoiados por seus familiares, sendo taxados injustamente de preguiçosos e hipocondríacos. Muitos têm sérios problemas de depressão por terem dor, não serem compreendidos, e quererem trabalhar ativamente sem conseguir". 

Não há um tratamento específico para a Espondilite Anquilosante, mas existem medicações que retardam os sintomas. O maior problema relatado é a falta de qualificação para o diagnóstico.Os portadores, como o caso da Sra. Ana Paula lutam para que a Espondilite Anquilosante seja considerada deficiência e que hajam centros de tratamento e fisioterapia.