quarta-feira, 16 de maio de 2012

Empregados de Suape vão poder morar perto do trabalho


O governador Eduardo Campos prestigiou na noite dessa terça-feira (15), no Teatro de Santa Isabel, o lançamento do projeto da primeira cidade planejada do Nordeste, o ConVida Suape. Idealizado pelo Grupo Moura Dubeux, o novo núcleo urbano será construído no município do Cabo de Santo Agostinho e terá capacidade para receber até 100 mil habitantes permanentes.

O ConVida é uma resposta à crescente geração de empregos no Complexo Portuário de Suape, que hoje reúne cerca de 70 mil trabalhadores. Número que deve dobrar nos próximos anos. Segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Ibope Inteligência, a região deverá gerar 142 mil empregos até 2017.

Diante do cenário, a “nova cidade” surge como uma opção para trabalhadores que se descolam diariamente dos municípios que formam a Região Metropolitana do Recife até Suape. Com o ConVida os trabalhadores poderão morar mais perto do trabalho.
“É uma cidade que nasce sob um conceito novo. Essa é a primeira de muitas outras cidades que vão surgir com essa perspectiva de construir para a classe trabalhadora, dos que nos ajudam a alavancar o patamar do nosso estado”, disse Eduardo.

O investimento da Moura Dubeux Engenharia S/A e da Cone S/A no projeto é de R$ 6,5 bilhões. O ConVida vai ocupar uma área de 4,7 milhões de m2 e contará com 25 mil unidades habitacionais distribuídas em dez bairros. Quase um terço da nova área será de mata preservada, o equivalente a 22 parques da Jaqueira.

A nova cidade também abrigará um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), unidades médicas, hotel, centros esportivos, galerias de arte, cinema, entre outros equipamentos. Quando ele estiver em operação, serão gerados 17 mil postos de trabalho.
“Tinha certeza que a locomotiva do progresso iria passar pelo Cabo de Santo Agostinho. 

Isso graças ao grande maquinista que é o senhor, governador Eduardo Campos. Desde 2007 eu sabia que Pernambuco seria outro”, disse o prefeito do Cabo, Lula Cabral.
O ConVida está localizado entre a BR-101 Sul (próximo ao SESI) e a PE-60 (próximo ao Shopping Costa Dourada). Seu lado norte faz divisa com a rodovia federal, enquanto que no lado sudoeste fica a principal estrada estadual com destino ao litoral sul.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco