quarta-feira, 23 de maio de 2012

Remo mantém estrutura para garantir sucesso de domingo


O que está certo não deve ser modificado. Este é o pensamento dos integrantes da Federação Pernambucana de Remo, depois do sucesso da 17ª Copa Norte-Nordeste, realizada no último domingo (20). Segundo o seu presidente, Ricardo Serrano, toda a estrutura da competição, inédita no Estado, será repetida, já nos próximos sábado e domingo, quando da realização do Campeonato Brasileiro da modalidade, na categoria Máster. O evento contará mais uma vez com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria dos Esportes.
Arquibancadas e telão de LED, assim como a mesma organização que arrancou elogios unânimes, a partir do presidente da Confederação Brasileira, Wilson Reeberg que, durante a premiação aos vencedores, homenageou, em nome da entidade nacional, o dirigente Aloísio Monteiro, do Sport, “pelos bons serviços prestados ao remo brasileiro, especialmente o pernambucano”.
VITÓRIA - A competição regional foi vencida pelo estado da Bahia, representada pelo  Vitória, o São Salvador e o Itapagipe, que conquistou oito medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Pernambuco, defendido pelo Sport e Náutico, obteve sete medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze, ficando com a segunda colocação. O Espírito Santo, representado pelo Saldanha da Gama, ficou em terceiro lugar.
Por clubes, o Vitória da Bahia foi o mais premiado, com seis primeiras colocações (ouro) e uma terceira (bronze). O Sport conquistou cinco medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, enquanto o Náutico ficou com dois ouro, cinco prata e um bronze.
Competiram ainda: União e o Náutico Potengy (Rio Grande  do Norte); Tuna Luso, e Payssandu (Pará); Saldanha da Gama e Caxias (Espírito Santo); Minas Brasília (Distrito Federal).
“Foi a mais bem organizada Copa Norte-Nordeste de todos os tempos”. Elogiou o presidente da CBR, ao cumprimentar o presidente da entidade pernambucana, Ricardo Serrano que, por sua vez creditou o sucesso a sua equipe de trabalho, além do apoio do Governo do Estado, através de sua Secretaria dos Esportes, e da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
Serrano agradeceu também o apoio do Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, adiantando que graças a esta união de todos, foi dado, através desta competição, um enorme passo para o resgate do remo pernambucano, para que ele volte a ser tão atraente quanto nos velhos tempos.
“Para isso conto, também com o apoio de Náutico, Sport e Liga de Remo e Canoagem, lógico, que comungam comigo neste objetivo”.
BRASILEIRO –  Em sequência ao fato de Pernambuco ser, no momento, a capital brasileira do remo, duas competições estão marcadas para o próximo final de semana, ou seja, sábado (26) e domingo (27).
Uma delas é o Campeonato Brasileiro de Remo Máster, no sábado e no domingo, a partir das 9 horas, no qual competem atletas com idade mínima de 27 anos e a média de idade vai até 80 anos. Esta competição reúne remadores que ainda estão em atividade e ex remadores, alguns deles consagrados.
Já no sábado, dia 26 a partir das 17 horas, no Paço Alfândega, pela primeira vez em Pernambuco, será realizado o Campeonato de Remo Indoor. “A Secretaria dos Esportes vai levar as crianças de um núcleo do Programa Esporte pela Vida para a competição”, diz a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti.
Trata-se de um esporte que simula o remo tradicional e produz grandes benefícios ao corpo porque é uma atividade aeróbica que trabalha com diversos grupos musculares e reforça o sistema cardiovascular.
O remo indoor surgiu nos Estados Unidos e hoje conta com adeptos em todos os continentes e um campeonato mundial que acontece todos os anos e que reúne atletas de diversos países. A competição do Recife trará um telão, onde os competidores e público poderão acompanhar em animação a posição de cada um na prova.
Serão várias categorias: atletas do remo olímpico, atletas do remo paraolímpico, alunos de academias, atletas máster e amadores. A competição estará aberta ao público em geral, de todas as idades, feminino e masculino. O objetivo é difundir a modalidade e divulgar os benefícios do remo. Além disso, é uma ótima oportunidade de se descobrirem novos talentos e possibilitar a confraternização com atletas e o público em geral.
Secretaria de Esportes de Pernambuco