quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rands desiste de pré-candidatura e PT deve lançar Humberto Costa


Em coletiva de imprensa, há pouco, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, anunciou que não concorrerá mais a indicação do PT na sucessão do Recife. O petista confirmou também que, agora, apoiará a candidatura do senador Humberto Costa, nome indicado pelo comando nacional do partido para por fim a disputa acirrada entre Rands e o prefeito João da Costa. As prévias, que seriam realizadas no próximo domingo (3), estão definitivamente canceladas. Caberá neste momento ao PT o início das discussões sobre quem o representará na eleição municipal de outubro. "Fiz isso para evitar um processo traumático", afirmou Rands.
O secretário estadual de Governo disse também que o seu gesto está alinhado com um pensamento partidário e cobrou do prefeito João da Costa a mesma postura. "Hoje em dia, não se faz mais políticas pensando em carreiras pessoais, mas sim pensando em projetos coletivos. Com isso, o PT está se renovando", assegurou. "Espero que ele tenha essa compreensão, que possa renunciar como eu fiz e que possamos apresentar Humberto", completou Maurício Rands
A disputa entre o secretário estadual de Governo e o prefeito João da Costa transcorreu num ritmo que deixou indignado o comando nacional do PT. Houve troca de denúncias e acusações, além de uma tumultuada votação, vencida pelo gestor do Recife, mas que foi invalidade devido à judicialização do processo. No dia da eleição interna, os dois lados travaram uma disputa de liminares na Justiça, praticamente rasgando as normas do estatuto petista.
A executiva nacional do PT decidiu, então, pela realização de uma nova eleição, porém ressaltando que ela deveria ocorrer em um clima mais ameno. Algo que não se confirmou,  Os dois lados continuaram brigando e com declarações extremamente pesadas, como a do secretário municipal de Turismo, André Campos, que chamou os adversários do prefeito João da Costa de "canalhas".
Não deu outra. O comando nacional do PT interveio novamente e, com a provável participação do ex-presidente Lula, iniciou a construção de uma nova etapa da sucessão recifense, com a indicação do nome do senador Humberto Costa para a disputa. Para que todas as especulações se confirmem, falta uma posição oficial do prefeito João da Costa. Ele declarará se prossegue na condição de pré-candidato do partido, sujeito a uma avaliação da legenda se deve ou não ser o postulante, ou abre mão em favor de Humberto.

PT Nacional - De acordo com o  secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, , a disputa entre Rands e João da Costa, que quer se reeleger a prefeito, criou uma situação tensa, difícil para o partido porque divide o PT e desestabiliza a frente. "Ontem, na conversa com o Rui Falcão (presidente nacional do PT), foi dito que estamos chegando a um limite e foi proposto que eles entrem em um entendimento, desistam e apoiem o Humberto", explicou Frateschi. Segundo o secretário, existe uma pressão do diretório nacional para esta decisão.
No último domingo, aconteceu uma votação para definir quem sairia como pré-candidato pelo PT, numa disputa entre João da Costa e Maurício Rands, no entanto, o resultado foi anulado. Uma série de liminares na Justiça questionava o número de votos válidos na votação. O PT entrou com um pedido para o uso de urnas eletrônicas na nova votação marcada para o próximo domingo. O TRE do Recife disponibilizou o sistema e, por enquanto, a prévia continua agendada. Caso exista um acordo entre os dois pré-candidatos, a votação para a escolha do representante do PT será cancelada, informou Fateschi.
Com informações dos portais Terra e Brasil 247