terça-feira, 29 de maio de 2012

Peixes aparecem mortos no litoral do Ceará


Diversos peixes estão aparecendo mortos nas praias do litoral leste do Ceará há 15 dias, de acordo com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A mortandade atinge principalmente peixes da espécie salema. O motivo ainda é desconhecido. Com a mortandade, comerciantes e pescadores do litoral do Ceará reclamam de prejuízo.
O Ibama diz que notificou ao Ministério da Pesca sobre o caso e pediu um exame do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) para verificar se há poluição da água. Segundo o coordenador de pescas do Ibama no Ceará, Cláudio Roberto, alguns pescadores afirmaram ter comido o peixe morto sem sentir efeito colateral.
O Ibama recomenda que a população evite comer os peixes e tome banho nas praias onde eles aparecem mortos. "Pode ser que apareça alguma contaminação se houver muito consumo desses peixes. Não há certeza, mas é bom evitar até que tenha o resultado laboratorial da causa das mortes", recomenda Roberto.
Prejuízos - Segundo a Associação de Barracas do Ceará, que comercializam nas praias cearenses, dizem que estão sofrendo prejuízo com a redução da venda de peixes no litoral, principalmente na Praia da Barra Nova, em Cascavel. Os pescadores, de acordo com o Ibama, também alegam que reduziram a produção da pesca de peixes vivos.
Portal G1