sexta-feira, 18 de maio de 2012

Passeio ciclístico-cultural em Camaragibe


Neste  domingo (20) o município de Camaragibe está com uma super programação. A  começar com o passeio ciclístico camará, que pretende mobilizar estudantes e moradores para a pratica saudável de exercício físico. O encontro é na Faculdade de Odontologia  de Pernambuco (FOP), em Aldeia no km 2, às 8 horas, com destino ao Espaço doSaber, no bairro de Vera Cruz km 10,5.

No lançamento da pedra fundamental do Espaço do Saber, ambiente com 8 hectares , volta do  para atividades pedagógicas e interdisciplinares,  é o segundo em Pernambuco, só perde para o Espaço Ciência, em Olinda. O Espaço do Saber tem o intuito de atrair alunos da rede municipal, estadual, escolas particulares e universidades para conhecer a área, rica em atividades lúdicas e educacionais. O Espaço funcionará todos os dias, através de agendamentos das escolas.

O Espaço do Saber é um local formado por trilhas com cerca de 1.800 metrosdirecionadas a educação vivenciada. Nas trilhas, serão voltadas para  seguimentos da ciência como: Ecológica; matemática; lógica; física; geografia;história e cultura entre os círculos do município que conta todo o desenvolvimento da região. Na caminhada das trilhas os estudantes irão observare interagir com experimentos ligados ao conhecimento de cada ciência, de formaque vivencie no percurso o conhecimento teórico de sala de aula.

Além  das trilhas, o Espaço do Saber também vai contar com o apoio da brigada  ambiental e patrimonial da região. Bem como, três memórias, entre eles o  Memorial da Mata Atlântica, que é um ambiente que terá o  observatório de ave e exemplares catalogados de árvores da mata atlântica. No  espaço físico desse memorial, os estudantes irão observar também, as estatuas de animais presentes na região, como: Capivara, o bicho preguiça. E o Memorial Ciliar concentrará a proteção do leito, presente em rios.  Já no Memorial Pau Brasil estarão presentes mudas de árvores da região.