quarta-feira, 9 de maio de 2012

Marcelo Serrado pode interpretar o maestro João Carlos Martins no cinema

O "Crô" de Fina Estampa, Marcelo Serrado, pode interpretar o maestro João Carlos Martins no cinema, é o que conta a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (9).


Segundo a coluna, Bruno Barreto, que será o diretor do filme, deve se encontrar com Marcelo Serrado ainda nesta semana para conversar sobre o papel. Rodrigo Santoro também é cotado, mas Serrado leva vantagem por saber tocar piano.


Um dos desafios de Bruno Barreto é encontrar um ator para interpretar João Carlos Martins na juventude. De acordo com a coluna, o filme contará como o maestro perdeu a virgindade, aos 19 anos, em um bordel na Colômbia. Ele era virgem até então, pois era fiel à lembrança de uma menina de quem gostava e que morreu quando ele tinha oito anos. 


Maestro - João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, como quando teve um nervo rompido e perdeu os movimentos da mão direita em um acidente em um jogo de futebol nos Estados Unidos. 
Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada Contratura de Dupuytren. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
Ao realizar um concerto na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento das mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente. Hoje ele esteve no programa Mais Você, da Globo e afirmou que tinha esperança em voltar a tocar. O maestro é símbolo de persistência e amor pelo que faz.

Com informações do Wikipedia e Revista Contigo