quinta-feira, 24 de maio de 2012

Humberto Costa pode ser o candidato do PT à prefeitura do Recife

A informação é do Blog do Noblat:


Está anulada a prévia realizada no Recife no último domingo para a escolha do candidato do PT a prefeito da cidade. Disputada por Maurício Rands, deputado federal e secretário do governo Eduardo Campos (PSB), e o atual prefeito João da Costa, a prévia foi decidida por pouco menos de 600 votos de diferença - em favor do prefeito, aspirante à reeleição.
Daqui a pouco, em São Paulo, a Comissão Executiva Nacional do PT anunciará que Rands e João da Costa desrespeitaram normas estabelecidas pelo partido para a realização de prévias. Em seguida, tentará convencer os dois a abrirem mão de concorrer a uma nova prévia para apoiar um candidato de consenso. Que poderá ser Humberto Costa, líder do PT no Senado.
Ex-ministro da Saúde do primeiro governo Lula, ex-secretário de Cidades do primeiro governo Eduardo Campos, em Pernambuco, Humberto é vice-presidente nacional do PT. Tem amplo trânsito entre todas as correntes do partido. Só não é muito bom de voto. Do início dos anos 90 para cá foi derrotado para o Senado, prefeitura do Recife e governo do Estado. Em 2010, elegeu-se senador.
A oposição em Pernambuco (PMDB-DEM-PSDB) não tem candidato forte para enfrentar o candidato do PT apoiado por Eduardo. Humberto não tem como se negar a ser candidato se Rands e João da Costa concordarem com a sua escolha. O que parece impensável a essa altura é a promoção de nova prévia. O desgaste será grande para o PT.


Update: Vai sim, acontecer nova prévia, no domingo, 03 de junho.