sábado, 5 de maio de 2012

Expresso Cidadão agora na Internet

O governador Eduardo Campos lançou, na tarde desta sexta-feira (04), o Expresso Cidadão Virtual. O portal,  desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo do Estado, reúne em um único endereço (www.expressocidadao.pe.gov.br) vários serviços, que vão desde a emissão da carteira de identidade até a simulação da aposentadoria. O investimento na iniciativa, que vai facilitar o dia a dia do cidadão, foi de R$ 200 mil.

“São 374 serviços, sendo 226 online, 131 presenciais e 17 parcialmente online. Nós temos agora uma grande ferramenta de aproximação do serviço público e da cidadania”, resumiu o governador.  Durante o discurso feito no Palácio do Campo das Princesas, Eduardo lembrou que um dos seus primeiros atos no Governo foi justamente colocar as contas de Pernambuco na internet, abertas à população. “Por isso, o nosso Portal da Transparência é considerado um dos melhores do Brasil”, cravou.

A expectativa é que a ferramenta, que oferece serviços como transferência de título de eleitor, 2ª via da conta de energia, itinerário de todas as linhas de ônibus, emissão de certidão de antecedentes criminais, busca de escolas, requerimento de passaporte, entre outros, já esteja disponível para tablets e smartphones em 2014. 

O portal também serve como referência para quem visita Pernambuco, pois mostra todos os pontos turísticos do estado, como museus, praias, igrejas, telefones úteis e etc. O endereço eletrônico também concentra todos os serviços prestados pelo Estado, pelo Governo Federal e ainda serviços de empresas privadas que sejam de interesse público.

Durante o lançamento do Expresso Cidadão Virtual, coube ao Diretor Técnico da ATI, Romero Guimarães, fazer uma navegação demonstrativa pelo portal. A busca no site pode ser feita a partir do assunto procurado, dos órgãos responsáveis, ou por 12 perfis de público-alvo – terceira idade, pessoa jurídica, trabalhador, jovem, servidor público, turista e etc. Quem acessar a página também vai encontrar um link com o ranking dos assuntos mais acessados durante o dia.

O portal é uma evolução da ideia que surgiu em 1998 no governo de Miguel Arraes com o lançamento do “Rapidinho” – antigo nome do Expresso Cidadão. Para o secretário de Administração, Ricardo Dantas, a iniciativa marca a era digital vivida no Brasil. “O nosso conceito passa a ser, efetivamente, de governo digital, onde evoluímos para que o cidadão não precise estar presente para usufruir dos serviços que são destinados a população”, disse.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco