segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estratégia de atendimento da Compesa durante parada do Sistema Gurjaú


Uma estratégia emergencial foi adotada pela Compesa, nesse final de semana, para permitir que áreas do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes fossem abastecidas durante a paralisação do Sistema Gurjaú.

A parada, iniciada na última quarta-feira (9) para o conserto de um vazamento em uma antiga adutora na BR-101 Sul, seguiria até sexta (11), afetando apenas Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, no Cabo, e Curcurana, em Jaboatão.

No entanto, a identificação de outros dois vazamentos, na mesma adutora, adiou a retomada do abastecimento, afetando também outras áreas dos dois municípios, como Candeias, Barra de Jangada, Muribeca, Vila Sotave, Jardim Prazeres, Comporta e Vila João de Deus.

Para que todas essas localidades não ficassem com o abastecimento comprometido, a companhia realizou uma interligação entre dois reservatórios localizados em Ponte dos Carvalhos, permitindo que a população começasse a ser abastecida desde o final da manhã desse domingo (13).

No momento, ainda estão com o abastecimento comprometido a parte alta de Ponte dos Carvalhos e o distrito industrial do Cabo, além de Muribeca e Marcos Freire, em Jaboatão.

De acordo com o superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno, a identificação dos outros dois vazamentos na adutora de Gurjaú ampliou o número de localidades afetadas pela paralisação, atrasando assim a conclusão dos trabalhos.

“Trata-se de um serviço complexo. A adutora, além de ser de grande porte (750mm de diâmetro), está a uma profundidade de sete metros, o que dificulta na hora do acesso”, afirma. Segundo ele, o primeiro grande vazamento foi retirado na madrugada de hoje, por volta das 3h. Já os outros dois, localizados em uma tubulação de 600mm, devem ser retirados até as 22h desta quarta-feira (16).

Imprensa Compesa