quarta-feira, 16 de maio de 2012

E por falar em Comissão da Verdade...


O governador Eduardo Campos recebeu na tarde desta terça-feira  (15) o advogado José Paulo Cavalcanti. O jurista é o único pernambucano indicado para participar da Comissão da Verdade que foi instalada hoje pelo Governo Federal.

“A escolha de José Paulo, reconhecido advogado e militante político pernambucano, engrandece o papel da comissão e simboliza o espírito combativo e devotado às grandes causas que é próprio do povo pernambucano”, disse Eduardo. O encontro contou com a participação do vice-governador João Lyra Neto e do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.

No âmbito estadual, a Comissão Estadual da Memória e Verdade será batizada com o nome de Dom Hélder Câmara e instalada até o final deste mês. O projeto está sendo votado hoje na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e amanhã deve ser encaminhado ao governador para sanção. Não haverá solenidade para marcar a criação oficial da comissão. 

O passo seguinte é a escolha dos nove nomes que irão compor o grupo de trabalho. Desses, seis serão indicados pela sociedade civil. A nomeação dos integrantes ainda não possui data definida, mas deve acontecer na próxima semana, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com o projeto enviado pelo governador no último dia 30 de Março à Alepe, a Comissão Dom Hélder Câmara será responsável por “examinar e esclarecer eventuais violações de direitos humanos praticadas no período do regime militar brasileiro, no âmbito do estado de Pernambuco, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação estadual”. O período investigado vai desde o final do Estado Novo (1946) até a promulgação da Constituição, em 1988.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco