quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ciclo do Recife é tema do cineCabeça – Ação Cineclubista no mês de maio‏


Dando inicio ao circuito de exibições e debates sobre o Ciclo do Recife, proposto pelo cineclube CINE.EXÍLIO, do bairro de Brasília Teimosa, o cineCabeça – Ação Cineclubista exibirá nesta segunda-feira, 07 de maio, os filmes O Coração do Cinema , de Paulo Cunha e Geneton Moraes Neto  (1983 | 18 min | PE), estrelado por Jomard Muniz de Britto,  e Retribuição (foto) , escrito e dirigido por Gentil Roiz  ( 1925 | 34 min | PE ), primeiro filme do Ciclo do Recife, realizado entre 1923/25.

A exibição acontece no Teatro Arraial, a partir das 19h, e contará com a presença do Paulo Cunha, diretor de um dos filmes e professor do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Durante o debate serão levantados temas como a importância do Ciclo do Recife, a produção Super-8 dos anos setenta e os desafios da nova produção cinematográfica pernambucana. O Ciclo do Recife foi o período entre 1926 e 1931 quando uma equipe de jovens cineastas começou as primeiras filmagens do cinema mudo pernambucano. Apoiados pela coragem e pela irreverência, aos poucos eles ganharam espaço na sociedade e fizeram sucesso em suas produções.

Sinopse
O Coração do Cinema (1983 | 18 min | PE) - O filme, baseado no texto do poeta russo Vlademir Maiakovski, lança a proclamação as margens do Capibaribe: pelo fim do amadorismo no Cinema Pernambucano.

Retribuição ( 1925 | 34 min | PE ) - Conta a história de uma moça que assiste a morte do pai, que pouco antes de morrer entrega a filha um mapa de um tesouro escondido. Tempos depois, a mocinha conhece um jovem que vai em busca do tesouro junto com ela. Contudo, o bandido Curisco fica sabendo da existência do mapa e persegue o casal. No momento em que eles chegam ao local onde supostamente encontra-se o tesouro, os dois são cercados e presos pelo bando de Curisco. O jovem é torturado para revelar onde o tesouro está escondido, mas ele não diz nada. Enquanto isto, a polícia é informada do local do cativeiro e vai ao encontro de Curisco. Após muita luta, a quadrilha é dominada e presa, enquanto Curisco suicida-se com um tiro na cabeça. Após voltar para casa, a mocinha se casa com o jovem.
A AÇÃO CINECLUBISTA – O trabalho visa fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco por meio da exibição de filmes nacionais e realização de debates. A programação acontece semanalmente. Cineclubes interessados em propor uma programação devem acessar o regulamento para proposta no blog da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) - http://fepec.blogspot.com.br/2012/02/projeto-cinecabeca-2012-recebe.html. Dúvidas podem ser esclarecidas a partir do e-mail cineclube@cineescola.com.br.

O CINE.EXÍLIO - O cineclube CINE.EXÍLIO foi formado em outubro de 2010 em consequência da falta de espaços públicos para a exibição de produções audiovisuais. Exibe filmes de curta e longa-metragem locais, nacionais e internacionais em espaços públicos e privados, centros culturais e na rua, garantindo o livre acesso para toda a população interessada. O objetivo do CINE.EXÍLIO é democratizar o acesso às obras audiovisuais, sobretudo àqueles que estão fora do circuito comercial. 

As temáticas dos filmes exibidos são relacionadas à cultura do Estado de Pernambuco e a realidade do público, abordando assuntos como: ocupação do espaço urbano, meio ambiente, desigualdades sociais e a relação do homem com o mar e a pesca. Também, são apresentados filmes que tem importância para a história do cinema nacional, tais como os filmes do Ciclo do Recife e do Cinema Marginal Brasileiro. As sessões acontecem no Espaço “Mar e Arte”, Rua Delfin 292, Brasília Teimosa no terceiro domingo de cada mês, às 19h.

Serviço: 
cineCabeça – Ação Cineclubista
Data: 07/05/2012
Hora: 19h
Local: Teatro Arraial – Rua da Aurora, 457, Boa Vista (entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo)
Entrada: Gratuita