terça-feira, 24 de abril de 2012

Quem as seleções de futebol vão enfrentar nos Jogos Olímpicos de Londres?

A seleção brasileira masculina de futebol estreará nos Jogos Olímpicos deste ano contra o Egito, em Cardiff (País de Gales), em 26 de julho, às 15h45 (de Brasília), véspera da cerimônia de abertura em Londres. A definição das chaves aconteceu nesta terça-feira no estádio de Wembley, um dos palcos principais da competição.

O grupo A pode ser considerado o da "morte" por reunir, além da anfitriã Grã-Bretanha, as seleções de Uruguai, Senegal e Emirados Árabes. No grupo B estarão o cabeça de chave México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça. Na chave D, a campeã europeia sub-21 Espanha vai enfrentar Japão, Honduras e Marrocos.



A equipe comandada por Mano Menezes está no grupo C e terá como adversários também Bielorrússia e Nova Zelândia. O Brasil atuará contra os bielorrussos no dia 29 no lendário Old Trafford, em Manchester, às 8h (de Brasília) e em 1º de agosto, às 13h30 (de Brasília) fechará sua participação na fase de grupos no St. James Park, em Newcastle, diante dos neozelandeses.


A seleção brasileira busca seu primeiro ouro olímpico: até agora, sua melhor participação aconteceu em Los Angeles-1984 e Seul-1988, quando ficou com a prata em ambas as competições.

Veja abaixo todos os grupos do futebol masculino nos Jogos Olímpicos

A: Grã-Bretanha, Senegal, Uruguai, Emirados Árabes Unidos
B: México, Coreia do Sul, Gabão, Suíça
C: Brasil, Egito, Bielorrússia, Nova Zelândia
D: Espanha, Japão, Honduras, Marrocos



Seleção FemininaA seleção brasileira feminina de futebol escapou de Estados Unidos e Japão e caiu no grupo E, o da anfitriã Grã-Bretanha, Camarões e Nova Zelândia, nos Jogos Olímpicos deste ano. A definição das chaves aconteceu nesta terça-feira no estádio de Wembley, um dos palcos principais da competição. A estreia da equipe comandada por Jorge Barcellos acontece em 25 de julho, às 14h45 (de Brasília), diante das camaronesas, no Millenium Stadium, em Cardiff (País de Gales).

Depois, o Brasil terá pela frente a Nova Zelândia no dia 28 no mesmo local, às 10h30 (de Brasília) e vai fechar sua participação na fase de grupos contra as anfitriãs no dia 31 em Wembley, em Londres. Até agora, a seleção feminina já conquistou duas medalhas de prata, ambas nas últimas edições das Olimpíadas - Atenas-2004 e Pequim-2008.

Veja abaixo os grupos do futebol feminino nos Jogos Olímpicos:

E: Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Camarões, Brasil
F: Japão, Suécia, África do Sul, Canadá
G: Estados Unidos, França, Colômbia, Coreia do Norte

ESPN Brasil